sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mazagran na livraria


É uma das novidades da semana, já em destaque na nossa compacta mas selecta livraria. Um vulto maior das letras portuguesas que dá à estampa um livro de crónicas (e "Recordações & outras fantasias"). O lançamento oficial deste Mazagran que
se lê acontece hoje às 18h30 na Biblioteca Municipal Florbela Espanca em Matosinhos, com a presença do autor, José Rentes de Carvalho. E amanhã, em Lisboa, às 16h00, haverá uma apresentação em jeito de conversa com os críticos literários Isabel Lucas e João Bonifácio, no Quiosque de Refresco do Príncipe Real.

“À infância ninguém retorna e o passado perde-se sem remédio, mas por repentes toma-me a vontade de voltar à terra onde nasci e lá, tirando da prateleira da cozinha um copo grosseiro, sentar-me num escabelo junto da pipa e beber como dantes: sem ciência nem medo de errar, só por gosto.” Das 320 páginas que apetece saborear com calma, como bebida que lhe dá título, e que deleita, revitaliza e dá energia.

Crónicas para beber


"A verdade continua a não ser o mais importante. Importante é o jogo que vai mantendo com a memória para o qual o autor convoca o leitor enquanto lhe serve um mazagran.
A bebida, uma das preferidas no Magrebe, dá o nome ao mais recente livro de José Rentes de Carvalho (Vila Nova de Gaia, 1930) publicado em Portugal, um conjunto de "recordações e outras fantasias" em formato de crónica, metade das quais epistolares, ao longo do qual o escritor expõe ideias e faz confissões, numa conversa onde quase se consegue escutar a respiração de quem as lê.
De preferência na companhia de um mazagran: "um copo grande cheio até mais de um terço com café forte, um volume igual de água gasosa, muito açúcar, uma rodela de limão", e "quando o Profeta abranda a sua vigilância junta-se-lhe um cálice de conhaque"."


Da recensão de Isabel Lucas no ípsilon de sexta-feira passada. A crítica literária estará no Quiosque de Refresco do Príncipe Real, com o colega João Bonifácio, para apresentar o último livro de José Rentes de Carvalho. No sábado, às 16h00.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Num certo sentido, sou um bocadinho anarquista"


Meses depois do golpe do destino, que lhe roubou o irmão, Catarina Portas define prioridades: equilibrar a vida privada, escrever o livro, fazer crescer A Vida Portuguesa.

Achava que ia ser arquiteta, aos 17 anos dedicou-se à chapelaria e tornou-se adulta no jornalismo. Mas, fazendo uma retrospetiva, Catarina Portas considera que tudo se conjugou para a criação de A Vida Portuguesa, a empresa que comercializa marcas antigas portuguesas. Em 2009, revitalizou os tradicionais Quiosque de Refresco, na Praça Luís de Camões, no Príncipe Real e na Praça das Flores, e pretende abrir mais antes do final do ano. Filha de Margarida Maria Gomes de Sousa Lobo e Nuno Portas, a irmã de Paulo e Miguel Portas é apartidária, mas interventiva. Entre sonoras gargalhadas e as lágrimas que lhe banham os olhos quando fala do irmão, Miguel, que morreu de cancro do pulmão no passado mês de abril, a mais nova do “trio” recorda uma infância marcada pela diversidade, numa família onde o sentido de humor sempre ajudou a ultrapassar os diferendos.

VIP – Aos 17 anos queria ser chapeleira, 15 anos depois estamos aqui, na loja A Vida Portuguesa. O gosto pelos ofícios tradicionais é-lhe inato?
Catarina Portas – Não sei, mas sempre quis ser muita coisa na minha infância: arqueóloga, antiquária, arquiteta... aliás, sempre achei que ia ser arquiteta. Queria ser várias coisas, mas sem grande convicção, porque achava sempre que ia parar à arquitetura. Depois aconteceu de facto de interessar-me por uma profissão manual, a chapelaria de alta-costura, e fui aprendiza durante dois anos. Em simultâneo enveredei pelo jornalismo. O que aconteceu de interessante com A Vida Portuguesa é que todas as experiências que tive na vida se conjugaram para vir dar aqui: o jornalismo, a investigação, até a televisão, que me ajudou a treinar os meus dotes comunicacionais, o documentário e depois o interesse que tinha por trabalho manual especializado...

Quando saiu de casa, aos 16 anos, para aprender a fazer chapéus, a ideia foi bem recebida?
Sim, quer dizer... saí de casa para ir viver com o meu irmão Miguel. Eles deram-me liberdade e responsabilidade, sobretudo, e nunca nos facilitaram demasiado a vida. Acho que isso foi uma boa escola. Foi muito divertido esse período que vivemos juntos, porque o Miguel estava numa revista que se chamava Contraste, e a redação funcionava lá em casa. Foi um período muito animado.

Começou a trabalhar muito cedo, com pessoas mais velhas. Cresceu muito rápido?
Sim. Tinha uma certa “bagagem” teórica do mundo, porque sempre gostei muito de ler. Mudei de país várias vezes. Aos cinco anos, a minha mãe foi fazer o doutoramento para Inglaterra e fui com ela, depois foi consultora da Unesco, em Paris, quando tinha oito anos. Fiz a escola primária em várias escolas e em várias línguas. Como os meus amigos não podiam ir comigo, os que podiam ir comigo eram os livros, ganhei o hábito de ler muito... digamos que tinha uma certa “bagagem” teórica do mundo. Claro que depois comecei a investigar o mundo na prática e não era bem como nos livros!

Depois descobre o jornalismo através do seu outro irmão, o Paulo?
Foi na altura em que estava a acabar o liceu francês, estava a pensar naquilo que iria fazer a seguir e tinha muitos amigos que trabalhavam no Independente. Tinha sugerido ao meu irmão fazer uma secção de utilidades, coisas abertas fora de horas e ao domingo. À última hora não tinha quem fizesse e disse-me para fazer eu. Depois comecei a fazer outras coisas.

A escrita era fácil para si?
Não, tinha toda a insegurança do autodidata. Comecei a trabalhar aos 19 anos, depois fiz o concurso para o Correio da Manhã Rádio e a coisa que eu achava mais fácil do mundo passou a ser a coisa mais difícil do mundo. Ganhar os prémios revelação do Clube de Jornalistas e do Clube Português de Imprensa, na Marie Claire, deu-me alguma segurança.

Como se dá a passagem para a televisão?
Quando regressei de um curso nos Estados Unidos convidaram-me para a informação da RTP. Estive um ano na informação da RTP e depois a Manuela Moura Guedes convidou-me para o Raios e Coriscos.

Mas sendo tão tímida, não foi difícil para si?
Assustou-me imenso. Aliás, durante o primeiro ano, nunca apareci. Foi a Manuela Moura Guedes que me convenceu a apresentar, foi ela que me treinou. Depois veio o Júri da Cornélia, o Frou Frou, com a Alexandra Lencastre, era muito engraçado... No primeiro canal tínhamos muita audiência, mas estávamos muito condicionados e no segundo canal tínhamos menos condições, mas tínhamos bastante mais liberdade e portanto fui fazer o Falatório e o Onda-curta.

Sentiu-se mais “em casa” na RTP2?
Tinha muita liberdade na escolha dos convidados, dos temas, mas depois cansei-me um pouco da televisão. Sempre fui autora dos programas. O resultado das ideias que tinha ficava sempre bastante aquém do que tinha imaginado. Também fiquei com interesse em aprofundar mais os temas e fui fazer um curso de documentário em Paris. Queria explorar esses dois campos, dos livros, dos documentários, e estava à espera de conseguir montar os projetos quando apareceu a ideia de A Vida Portuguesa.

Nesse sentido, ter três minutos para apresentar um livro, como acontecia n’O Sofá Vermelho, é frustrante?
Não! Aliás, estranhamente, O Sofá Vermelho foi o programa que ficou mais próximo daquilo que os autores tinham imaginado. Foi uma pena porque na altura o Emídio Rangel não cumpriu o acordo que tinha assinado com o Ministério da Cultura e retirou o programa de prime-time, embora ele não baixasse as audiências. Claro que quando começou a passar às três da manhã, começou a resultar menos. Foi uma deceção...

Ainda escreve?
Pouquíssimo. Quando escrevia as crónicas para o Público obrigava-me a passar uma tarde por semana a escrever. Agora ando desabituada, mas é como andar de bicicleta...

O seu livro Goa: História de um Encontro foi um enorme investimento de tempo.
Cinco anos. Tinha medo de cometer erros, para além de que sempre estudei no sistema francês, portanto descobri Portugal já adulta e acho que isso me ajudou no que faço hoje em dia. Também tive influência da minha mãe. Ela colecionava artesanato e dizia-me: “Temos de comprar antes que acabe.” Noutro dia disse-lhe: “Mãe, a culpa disto é tua!” De facto, aquilo ficou!

Para escrever o livro passou seis meses na Índia. Mudou a sua visão do mundo, da vida?
Foi muito importante viver uma realidade completamente diferente. As minhas prioridades mudaram. Passou a ser mais importante fazer aquilo em que acreditava do que propriamente aquilo que me daria mais sucesso profissional ou até mais dinheiro.

Como nasceu a ideia de A Vida Portuguesa?
Pensei fazer um livro sobre a vida quotidiana em Portugal no século XX e lembrei-me que uns anos antes tinha feito um shopping para a Marie Claire e tinha descoberto que havia imensas embalagens de época em Portugal, divertidas, ingénuas algumas. Comecei a reunir os produtos e a pensar como se podia descobrir um novo público para eles. Assim como eu gosto de sabonete Ach Brito, outras pessoas gostam, porque são produtos muito bons, sobreviveram porque tinham alguma qualidade.

Foi eleita em 2009 pela revista Monocle como uma das 20 personalidades mundiais que merece um palco maior. Precisa?
Não! Quer dizer, tenho muitas ideias, mas acho que o terreno em que me mexo, dos produtos portugueses, precisa de um palco maior. E acho que já o tem, neste momento. Nos últimos dois anos a atitude das pessoas mudou muito. Quando abri a loja, às vezes sentia-me um bocadinho a pregar no deserto.

Não houve uma resistência inicial, uma associação entre os produtos e o Estado Novo?
Sim, também porque no início o projeto chamava-se Uma Casa Portuguesa e foi na altura que Salazar ganhou o concurso dos Grandes Portugueses. Obviamente que me incomodou e foi por isso que mudei o nome. Os produtos existiam antes do Estado Novo e continuaram a existir depois de Salazar cair da cadeira... ?

Vem de uma família muito politizada e foi apoiante da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República. Pensou enveredar pela política?
Nunca. Nesse caso aconteceu porque acreditava profundamente que o Jorge Sampaio daria um bom Presidente da República e ofereci-me para colaborar na candidatura. De resto, achava que já havia política suficiente na família. Sempre fui muito independente. Num certo sentido, sou um bocadinho anarquista, também porque cresci com esta diversidade política à minha volta. Sou capaz de ouvir todos os lados e há coisas que me agradam e me desagradam em todos os lados.

Era a mais nova de três irmãos, a única rapariga, sentiu-se sempre parte do trio?
Claro. Os nossos encontros de família eram sempre com os três, melhor ou pior, com as agendas atribuladas, mas sempre fizemos por manter essa unidade. Eu vivi sempre com o Miguel, que vivia connosco, e o Paulo viveu com a mãe dele, a Helena
Sacadura Cabral, mas tivemos sempre uma ligação bastante próxima.

Perdeu o seu irmão Miguel este ano. Foi um golpe duro na sua vida?
Foi. Muito. Mesmo. O Miguel faz falta... Nunca esperámos que partisse tão cedo... mas tenho uns sobrinhos fantásticos e a vida continua.

Reconhece o Miguel no Frederico e no André?
Reconheço e acho que eles também reconhecem. Foi muito difícil para eles, mas foram de uma coragem e uma valentia extraordinárias.

A ideia de casar e de ser mãe faz sentido para si?
Faz. Por acaso não aconteceu na minha vida dessa forma tão tradicional, mas as pessoas fazem o que lhes fizer sentido.

No Sofá Vermelho usava muito a frase de Borges, que diz que uma biblioteca é sempre uma hipótese de encontrar a felicidade. Já encontrou a felicidade?
Sim, a vida não é fácil, mas retomando o título do novo livro do Rui Cardoso Martins, Se Fosse Fácil Era Para os Outros. Acho que isso faz parte do interesse de estar vivo. A vida é muito surpreendente, às vezes de uma maneira boa, às vezes de uma maneira difícil, mas cada momento é importante para nos conhecermos, para aprendermos e para melhorarmos.

Tem ideias para os próximos tempos?
Sim. Acho que neste momento a minha vida privada precisa de mim. Passei estes anos muito dedicada, queria muito que as coisas corressem bem, trabalhei muito e acho que agora preciso de equilibrar um bocadinho a minha vida nesses termos. E ainda tenho de fazer o livro que tinha previsto inicialmente e que deu lugar a tudo isto, que agora será mais um livro sobre as marcas antigas portuguesas e que espero fazer durante o próximo ano.

Diz que quer tirar mais tempo para si, o que são para si umas férias ideais?
Gosto de passar férias em ilhas. Uma rede. Um livro. Uma praia para nadar.




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O sabor dos bons velhos tempos


Quando José Maria Macieira mandou o filho José Guilherme estudar para a cidade francesa de Cognac, não podia imaginar o que o futuro lhe reservava. No regresso a casa, o rebento trazia o conhecimento e a vontade de desenvolver um brandy por
tuguês e de o comercializar através da empresa paterna fundada em 1865 para se especializar em álcool, azeite e vinagre.

Depois de seleccionadas as melhores uvas nacionais (das castas Arinto, Periquita, Trincadeira e Fernão Pires), foi desenvolvida uma receita que continua inalterada para cima de 125 anos mais tarde. O resultado final é de um aroma e sabor únicos, subtil e refinado, com um envelhecimento mínimo de seis meses em cascos de carvalho para uma graduação alcoólica de 36º.

Com uma qualidade reconhecida no mundo inteiro (o brandy Macieira foi o eleito para preencher as privações de stock decorrentes da Segunda Guerra Mundial), a marca continua a exportar para mais de 30 destinos internacionais. José Guilherme havia de ser agraciado com a Legião de Honra francesa e, entre nós, Fernando Pessoa não passava sem o seu cheirinho. Tudo leva a crer que tenha entranhado sem estranhar.


"O bom sabor dos velhos tempos"... agora à distância de um clique.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Up we go

"LISBOA REINVENTADA. A alma lisboeta é revelada partindo do ponto de vista de Carlos Coelho - responsável pela imagem da LisbonWeek. Este embaixador convida-nos, entre outros espaços, a visitar a loja A Vida Portuguesa.

ESTE É UM EXCELENTE EXEMPLO DE COMO O LADO MAIS TRADICIONAL DE LISBOA PODE SER VISTO DE UMA FORMA MODERNA E CONTEMPORÂNEA."
Revista UP, Outubro 2012.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Couro alentejano

Chegaram umas malas de couro alentejanas tão preciosas, mas tão preciosas, que temos que nos esforçar para não ficarmos com elas todas para nós!


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A tradição no coração


Da renda de bilros ao bacalhau de Justa Nobre, da arte da filigrana ao fado de Ricardo Ribeiro, da delícia de uma tasca à Vida Portuguesa de Catarina Portas. Que explica como se alia o prazer da investigação à iniciativa empresarial, pondo
o foco nas marcas que fazem a história do nosso consumo, preferências e saber fazer. As marcas que se aperceberam do potencial do património histórico, no "Portugal no Coração" de sábado passado, um especial TRADIÇÕES. As que permanecem intocadas e as que se reinventam. As que são só nossas, pois claro.

Para ver ou rever por volta do minuto 35 (mais coisa menos coisa) da terceira parte.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MAR

A maré vai estar cheia de surpresas no domingo dia 14 de Outubro n' A Vida Portuguesa de Lisboa, quando se apresentar oficialmente o livro MAR. Mais do que um dicionário ilustrado sobre tudo o que se relaciona com a água marinha que ocupa o resto desta nos
sa Terra, este é um "atividário" ou abecedário que se concretiza em actividades lúdicas, práticas, divertidas. Como as que vão ter lugar na loja do Chiado, este domingo, dia 14 a partir das 16h00, na Rua Anchieta 11. Homem (mulher e criança) ao mar, homem (mulher e criança) ao Chiado!


"Se o nosso planeta tem mais mar que terra, não se deveria chamar planeta Mar?
Provavelmente já não vamos a tempo de mudar o nome, mas fica aqui a nossa homenagem a essa grande piscina salgada tão importante para os portugueses, povo de mar
inheiros e comedores de bacalhau.

O actividário baseia-a no A a Z do dicionário e acrescenta-lhe actividades, daí o nome algo estrambólico deste livro que se foi aviar de palavras ao mar. Faz o teu próprio caminho marítimo, uma e outra vez, porque aqui há muito sal para provar, muitas lendas para contar e muitas vidas para descobrir, sejam de peixes ou piratas.
É certo que há mais palavras que marinheiros, mas o barco-actividário não podia pescá-las todas, com o risco de ir ao fundo. Partimos ao sabor do vento e regressámos com xxx* definições e xx* actividades na rede. Diverte-te com elas."


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

República 2012


Venha celebrar a República (e quem sabe pensar as formas de a reinventar) connosco.

Pérolas do design


“Entre a fantasia e a realidade”. O turismo português visto pelas suas imagens. Fotogaleria da Porto 24.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Geração Lusofonia


Ainda a propósito da última edição da Monocle, onde se afirma que o português é a nova língua do poder e dos negócios e onde se destacam Siza Vieira, os Açores, a Comporta, a cortiça, a RTP África, os La Paz, os ZigurArtists ("um grupo de jovens de Lamego que criou uma plataforma na internet para divulgar talentos") ou A Vida Portuguesa... Aqui, a peça da RTP filmada na nossa loja do Porto.

"Un cordial, c'est quoi?"

"Um milagre de produto. Bom e bonito, para diluir numa bebida refrescante ou num cocktail ou para verter sobre uma sobremesa. Ou junte um pouco à frigideira onde cozinhou o pato, um fígado de frango ou cenouras-bebé, o resultado é um molho delicioso e frutado." GRAZIA, França.



"Pas besoin d’aller à Lisbonne pour se ravitailler, il suffit de surfer sur loja.avidaportuguesa.com – une mine – qui vend de tout, à condition que ce soit beau et portugais (malheureusement frais de port élevés). A l’arrivée ? Un produit miracle. Beau, bon, à diluer pour une boisson rafraîchissante, en cocktail… A couler sur une faisselle en dessert. A verser dans la poêle qui a servi à faire revenir un magret, des foies de volaille, de jeunes carottes : bien racler les sucs, ça fait une sauce sirupeuse et fruitée. A tenter pareillement avec de la mélasse de grenade, qu’on trouve dans les épiceries libanaises."


Peixe e refresco

Entre as delícias que fazem as bancas deste mês, desfrute dos 10% de desconto nos Xaropes de Groselha e Capilé do "Quiosque de Refresco" nas lojas A Vida Portuguesa.

Para além da mais convencional utilização em refresco, estes xaropes são igualmente deliciosos como calda para gelado ou iogurte, crepes ou panquecas. E um ingrediente a explorar na preparação de cocktails, com leite ou água com gás e uma rodela de limão. Na cozinha, podem enriquecer bolos, biscoitos ou mesmo pratos salgados. Perfeitos o ano inteiro.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"A cozinha das nossas mães (e avós)"


"Este livro é uma história de família", diz Mário de Castro sobre Portugal - Cuisine intime et gourmande, perto de dez mil exemplares da edição francesa vendidos até agora e uma nova edição já em perspectiva.
Para falar da cozinha portuguesa, o autor, colaborador de publicações como Maison Française, Madame Figaro ou Architectural Digest e que já publicou os livros Mezzaluna em Lisboa e Cafeína no Porto, leva-nos para o interior da casa da família, no Porto. 

A figura central é a mãe (na sua primeira versão, o livro chamava-se La Cuisine de Ma Mère, e fazia parte de uma colecção com o mesmo nome da editora francesa La Martinière), mas ficamos a conhecer outros membros da família. "Há a minha tia virgem, a tia Lurdes, que é diabólica com a mania das limpezas e que está numa fotografia de talheres na mão como se fosse a rainha do castelo", descreve.
Há a sobrinha, de vestido às flores, segurando uma chávena. E há o pai (entretanto falecido), o artista que transforma pratos de aperitivosem obras de arte. O texto parte das memórias de Mário, que vive em França desde os anos 70, e inclui receitas - do arroz de chouriço à sopa de hortaliça, das "minhas" claras com molho de caramelo à salada de ananás com vinho do Porto.
Não há a preocupação de apresentar um conjunto de receitas que representem a cozinha tradicional portuguesa. Estão aqui os clássicos, como o cozido ou os pastéis de bacalhau, mas esta é uma cozinha pessoal, de uma mulher, Maria do Amparo, a mãe de Mário, que herdou o gosto por cozinhar da mãe, a "avó Avelina", e que às receitas antigas juntou algumas mais modernas. 


"A minha mãe inspirava-se muito no Pantagruel. Na altura, os livros de cozinha não tinham fotografias, as pessoas tinham de puxar pela cabeça e gostar do que faziam. Por isso este é também o testemunho de uma época.
"

Fundamental para este retrato de família com comida são as fotografias de Éric Morin (que não usa o digital, o que dá às fotos, sobretudo as a preto e branco, uma espessura particular). "Ele tem um olhar marcado por uma certa nostalgia. Trabalha muito a intimidade e o detalhe."
E assim viajamos das fotos do passado até aos almoços de família hoje, passando pelas memórias dos "domingos na praia Azul" no início dos anos 60. Como se comêssemos um bom bolo da avó mergulhado numa chávena de chá numa tarde de Inverno.
Depois do sucesso em França, Mário procura agora uma editora para lançar o livro em português, em Portugal e no Brasil.

Alexandra Prado Coelho, revista 2 do jornal Público, edição de 30 de Setembro 2012.