quarta-feira, 13 de março de 2013

Bordados de Viana

Da série "os nossos fornecedores são autênticos heróis". Isilda Parente na revista Visão:



"Na pequena aldeia de Perre, às portas de Viana, o rosto sereno de Isilda Parente não deixa transparecer os seus 75 anos. A bordadeira, uma das que mais tem feito em prole dos bordados vianenses nas últimas duas décadas, continua a ser a alma da sua oficina de artesanato, mas a gestão da casa está, agora, entregue aos filhos e nora.
Os bordados de Viana, entretanto já certificados, continuam a ser uma das maiores "marcas" da cidade. Do ateliê de Isilda Parente saem, sobretudo, toalhas e almofadas bordadas, com linha de algodão número oito, para todo o mundo, em especial, Holanda e Japão. "Mas as toalhas mais caras têm sido compradas em Portugal", garantem. E os preços podem atingir os 1500 euros. Os corações e flores do campo bordadas a ponto cheio e crivo, em azul, vermelho e branco, já não se resumem aos atoalhados e começam a partir para outros suportes como candeeiros e, até, um biombo que acabou selecionado para o Prémio Nacional de Artesanato.
Daqui já saíram bordados para criações de Nuno Gama "ele fez muito pelos bordados de Viana", realçam mas também para Anabela Baldaque e Ana Salazar. Entre as muitas noites mal dormidas, Isilda Parente recorda as horas "trabalhosas" passadas à volta do vestido vermelho que Lucia Moniz vestiu para o Festival da Canção (1996). E as toalhas bordadas para a Presidência da República, durante a mandato de Jorge Sampaio.
O importante, sublinha Isabel Parente, continua a ser "a qualidade e criatividade do produto"."

1 comentário:

Teresa Batista disse...

Conheço um verdadeiro artesão em Viana que trabalha sobretudo as chinelas e os vestidos de noivas e bolsas... É a loja do Sr. João! Já me fizeram trabalhos maravilhosos e a pessoa mais preciosa era uma idosa com mais de 80 anos, sentada num banco muito baxinho, completamente curvada resultado de tantas horas de cabeça baixa, a bordar... É uma maravilha ver estas obras de arte...