quarta-feira, 20 de novembro de 2013

The history of Portugal through merchandise



"A Vida Portuguesa is a shop where you can trace the history of the Portuguese through their incredible range of traditional merchandise. Located on the first floor of a beautiful old building, the original area has been refusrbished and converted into a space where you can breathe and absorb the authentic Portugal. With Large windows and typical décor, here you can find all kinds of products you would and wouldn't expect, including arts and crafts, olive oil, traditional toys, books and a good deal more."

Texto e imagem: Luísa Sequeira para o número 4 de 2013 da revista FLYDOSCOPE.

A VIDA PORTUGUESA
Rua Galeria de Paris 20-1º
Clérigos, Porto

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"A jóia da coroa do Intendente"


"Seis anos depois de ter aberto no Chiado a primeira loja d' A Vida Portuguesa, a marca de Catarina Portas chega ao Intendente com um espaço que impõe respeito. É maior, tem mais produtos e está cheio de história, além de todas as pequenas curiosidades que cada marca portuguesa resgatada do esquecimento já traz consigo. Quem é fã da marca vai continuar a encontrar os produtos a que já se habituou, mas o novo espaço chega com novidades que a loja da Rua Anchieta não comportava. Decoração, louças, utensílios de cozinha, artigos de jardinagem e até banheiras e fogões a lenha que desafiam os visitantes a sacar da máquina fotográfica.
O bairro está longe de ter a maior tradição comercial de Lisboa, mas se é para revitalizá-lo, então há-que fazê-lo em grande. "O Intendente não é um sítio onde as pessoas venham fazer compras - pelo menos legais -, mas acredito que pode funcionar. Além disso, esta loja é a prova do que A Vida Portuguesa pode fazer, não só pelos produtos portugueses, mas também pela cidade", afirma Catarina Portas, na qualidade de proprietária babada.
Os 500 metros quadrados de área, o pé direito alto e o sortido de azulejos gastos em algumas paredes não enganam. A loja veio parar ao antigo armazém da Viúva Lamego, mas os fósseis da tradição portuguesa não ficam por aqui. O espaço foi mobilado com peças de fábricas e mercearias que já fecharam, vindas de todo o país. Resultado: estantes corridas e gavetas que se repetem ao longo de metros, onde os produtos da casa brilham ainda mais. É de referir que a parte dedicada à mercearia está maior, tal como a secção de têxteis, agora com direito a pronto a vestir com chegada da marca portuense La Paz. Para breve, está a inauguração de um cantinho dedicado à joalharia nacional, dentro da loja que já de si é a jóia da coroa do Intendente."

A Vida Portuguesa. Largo do Intendente Pina Manique 23.
21 197 4512. Todos os dias 11.00-20.00.

Time Out Lisboa
16 de Outubro 2013

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Presentes autênticos

Coisas que nos põem um sorriso no rosto: quando estrangeiros de diferentes proveniências entram porta adentro com recortes de revistas antigas que os fizeram vir a Lisboa e até nós. Como este, da revista Biba, trazido por uma gentil francesa:

"Comprar presentes autênticos n' A Vida Portuguesa. Catarina Portas voltou a trazer à ordem do dia os produtos portugueses caídos em desuso, como as sardinhas em cerâmica e as andorinhas a pendurar na parede... Criou parcerias com fabricantes nacionais para relançar linhas de sabonetes, dentífricos, produtos de limpeza e brinquedos de outros tempos.
Rua Anchieta, 11. Tel.: 21346 5073, www.avidaportuguesa.com"



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dupla ideal


Numa altura em que se usa e abusa do termo "empreendedorismo", o que nós gostamos mesmo é de conhecer os rostos e saber as histórias de gente que, contra os presságios mais pessimistas, arregaçou as mangas e se lançou à tarefa de fazer acontecer. Como a Rute Vieira (que tem a indústria dos cortumes nos genes) e o José Lima (um apaixonado por bicicletas e seus acessórios). Cruzaram-se na indústria têxtil, desenvolveram colecções para diversas marcas nacionais e internacionais e formaram a dupla de designers responsável pelo processo criativo da Ideal & Co.

A marca nasceu em 2012 mas foi beber inspiração à prática de uma das actividades mais antigas da humanidade, a de curtir peles, iniciada em 1935 pelo avô de Rute, António Vieira, quando tinha apenas 14 anos. O cenário era o do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, onde vai buscar as mais excelsas matérias primas, com o maior respeito ecológico pelo enquadramento envolvente; usando os melhores couros portugueses para manufacturar malas, mochilas, capas para tablets e telemóveis, acessórios de bicicletas, estacionário para escritório e outros artigos em pele.

A trabalhar com a Indústria de Cortumes da Região de Alcanena, na área das peles de curtimento 100% vegetal, recuperam-se técnicas ancestrais de tratamento e fabrico do couro. Cada artigo é cortado individualmente, costurado e montado por um único artesão, o que permite encomendar peças isoladas e específicas, feitas à medida. Faz sentido. É ideal. Ideal & Co. Living Heritage.

À venda n' A Vida Portuguesa
Loja de Casa | Largo do Intendente 23
Todos os dias das 11h00 às 20h00





domingo, 10 de novembro de 2013

Verde cor de orgulho


Botas que são uma preciosidade do trabalho manual e artesanal, de Leiria para o mundo, agora também na Loja de Casa A Vida Portuguesa do Largo do Intendente. "Green Boots": these boots were made for walking. And pretty much everything else, really.

A perícia das mãos ao serviço da melhor tradição do calçado português. Botas que se fazem ao caminho a partir de Leiria mas já vão mundo fora. O seu processo de fabrico é demonstrado neste vídeo.


A "Green Boots" é uma das novas marcas da Loja de Casa A Vida Portuguesa. Largo do Intendente 23, Lisboa. Todos os dias das 11h00 às 20h00.