segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Um sítio seguro"

«Vender artigos com história é o negócio de Catarina Portas. Já vai na terceira loja. "Lisboa tornou-se num destino turístico por excelência, ao nível do mundo inteiro e, num mundo que está cada vez mais globalizado, onde as coisas são cada vez mais iguais, os turistas procuram a diferença do local. Procuram produtos portugueses, a diferença portuguesa, e é por isso que essas lojas continuam a crescer.

É certo que existe uma tendência retro, que tem certamente a ver com o facto de estarmos em crise. Quando se está em crise, aquilo que se observa é que as pessoas se refugiam naquilo que é seguro. E o passado é um sítio seguro".»

Da reportagem em "Linha da Frente", que passou na RTP no sábado à noite. Para rever a partir do minuto 13:10, pela parte que nos diz respeito






quarta-feira, 23 de abril de 2014

Nascer depois e ainda a tempo


"Eu sei que nasci depois. Nasci depois da Pasta Dentífrica Couto, que protegia as nossas bocas dos piores males. Nasci depois dos lápis Viarco que coloriram os desenhos de tantas crianças a partir dos anos 30. Também sei que nasci depois das deliciosas tabletes familiares de aromas de fruta dos chocolates Regina.
 
É por isso que sempre que entro na loja A Vida Portuguesa, sinto que pus os pés numa máquina do tempo e, num estalar de dedos, recuo décadas anteriores ao meu nascimento e conheço marcas unicamente nacionais que fizeram as maravilhas de milhares de portugueses e cujo encanto permanece até aos dias de hoje."

As palavras de Igor P. Ou A Vida Portuguesa no Yelp Lisboa

terça-feira, 22 de abril de 2014

Levar a Vida a Degustar


Porque um dos maiores prazeres desta Vida está na arte de petiscar, decidimos juntar alguns fornecedores com provas dadas na matéria de deliciar e oferecer uma prova aos clientes (de estômagos) mais curiosos. Este sábado, a partir das 16h00, na nossa zona de mercearia, venha provar uma nova cerveja artesanal que já está a fazer furor e responde pelo nome de "Letra". Para descobrir ainda, os novos petiscos em conserva da José Gourmet (das moelas aos rojões, do polvo à lampreia, do bacalhau ao sarrabulho, em versão individual e pré-preparada, para desfrutar em qualquer altura que não haja tempo para cozinhar). A acompanhá-los, as deliciosamente estaladiças Tostas Tradicionais do Forno do Monte, um novo fornecedor a que damos as boas vindas.

É FAZER O GOSTO AO DENTE
N' A VIDA PORTUGUESA DO INTENDENTE!

Largo do Intendente Pina Manique 23
1100-285 Lisboa


Já houve quem lhes chamasse "bons petiscos para totós" ou as "conservas do século XXI". O que a marca José Gourmet quis fazer foi muito simplesmente tornar acessíveis ao maior número de pessoas (sem tempo ou mesmo sem jeito) iguarias tradicionais portuguesas (dos chocos com tinta aos rojões à minhota ou da chanfana de borrego à caldeirada de polvo, por exemplo), que se aquecem rapidamente e saciam sem dúvida, cumprindo simultaneamente a função de deliciar. Mas a isso já a marca, que nos vem surpreendendo com um leque de artigos que vai dos doces de fruta aos azeites aromáticos, nos vinha habituando.


É sempre com alegria (e uma boa dose de gulodice, no que toca à mercearia) que damos as boas vindas a um novo fornecedor. "O Forno do Monte" especializa-se em pão (o tradicional alentejano, ou não fosse a empresa baseada em Sousel), na sua versão fresca ou de tostas (ultrafinas para um toque ultra-estaladiço), e em biscoitos artesanais, bolos fintos e regionais (como os folares da Páscoa, num prolongar da tradição). Já n' A Vida Portuguesa do Intendente, a versão tostada do pão que O Forno do Monte amassou.


Outro motivo de peso para vir ao Intendente este sábado: provar o último grito da cerveja artesanal portuguesa. É minhota, já começou a correr mundo e a arrecadar prémios. Chama-se Letra e declina-se nas variações "Weiss", "Pilsner", "Stout" e "Red Ale". É cerveja deliciosamente escrita com todas as letras!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

"Aqui, até as estantes têm a sua história"

"Para quem pensa que A Vida Portuguesa do Intendente é só mais uma loja, nada como conhecer bem os cantos à casa numa visita guiada por quem melhor a conhece. Catarina Portas é a cicerone de serviço e vai conduzir os visitantes pela história deste antigo armazém da Viúva Lamego, ainda com azulejos nas paredes. Aqui, até as estantes têm a sua história. Vieram de mercearias tradicionais que entretanto fecharam portas no interior do país e ainda conservam prateleiras e armários quase intactos.
Esta é também uma oportunidade de ficar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

A Vida Portuguesa no Intendente
Largo do Intendente Pina Manique, 23.
Domingos. às 15h00 (até 4 de Maio).
Participação livre."

Time Out Lisboa


terça-feira, 15 de abril de 2014

"uma das lojas mais bonitas da capital"

"É um bairro de cara lavada no centro de Lisboa e está na moda. (...) Foi também no renovado Largo do Intendente que a loja A Vida Portuguesa ganhou uma nova morada, ocupando as instalações da antiga fábrica de cerêmica Viúva Lamego. Cuidado para não perder a cabeça com as compras numa das lojas mais bonitas da capital."


sexta-feira, 11 de abril de 2014

De Margaride para o Mundo

Desde 1730 a adoçar as bocas de Felgueiras e arredores, o Pão de Ló de Margaride chega finalmente às lojas d' A Vida Portuguesa do Chiado e Intendente. É excelente como sobremesa na companhia de um queijo da Serra e um vinho do Porto, por ser um pão de ló mais seco. Este fim-de-semana, venha descobrir esta especialidade primorosa de um clássico que, estamos certos, devia ser elevado à categoria de património da doçaria mundial.

Letra C de cerveja

Mais um motivo para vir ao Intendente este fim-de-semana: provar o último grito da cerveja artesanal portuguesa. É minhota, já começou a arrecadar prémios, chama-se Letra e declina-se nas variações "Weiss", "Pilsner", "Stout" e "Red Ale". Cerveja escrita com todas as letras, também aqui.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Visita Guiada ao Intendente

Este domingo, não perca a visita guiada de Catarina Portas à loja do Intendente. A partir das 15h00, descubra os recantos deste espaço que, mal abriu, já tinha recebido o Corvo de Ouro para a Loja do Ano da revista Time Out.

Ocupando o espaço extraordinário onde nasceu e funcionou a fábrica da Viúva Lamego, esta loja é maior, ainda mais espectacular, e com muito mais para oferecer. Agora, as loucas paredes de azulejos acolhem, numa área de 500 m2, muito do que uma casa precisa: dos sabonetes às banheiras, dos tachos aos fogões, dos novelos de lã à roupa de cama, dos cadernos aos livros, das plantas às espreguiçadeiras, para que nada nos falte.

E por trás de todas estas preciosidades de norte a sul do país, um sem fim de histórias para conhecer de viva voz. Os bastidores d' A Vida Portuguesa revelados por quem a pensou e continua a criar.


A VIDA PORTUGUESA
Largo do Intendente Pina Manique 23
1100-285 Lisboa

Dia 13 de Abril, domingo, às 15h00
Visita guiada com Catarina Portas


Da Vida da Literatura

Recebemos este fim-de-semana a passagem de "Saramago e a Mouraria", a visita guiada que recupera os passos do nobel português no bairro do Intendente (e arredores). E tratou de reunir alguns artigos míticos, do pião ao creme de barbear Musgo Real, da ardósia à Cevada Moreninha e da torradeira de pão (que mais estaladiço o deixa) aos chinelos de retalhos da Serra da Estrela.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Um Templo"

"Não sou consumista, nem saudosista, nem nacionalista. Acho. Ou se calhar não me conheço bem. Ou talvez evite frequentar sítios onde tenha de me pôr à prova. “Quero, quero e quero” foi o slogan básico que se instalou no meu espírito assim que entrei na nova loja A Vida Portuguesa. Quero os chocolates, as botas, os sabonetes, as bolachas, o azeite, as chaleiras, a banheira, os azulejos. Quero aquele chão, as mesas, as cores, os pilares e até os armários. E a máquina de furos Regina, ohhhh, que belos tempos. 

Tudo feito em Portugal, tudo tão bem embalado, tão bem acondicionado, tão bem pensado e melhor produzido. Isto é autenticamente português!! Num minuto, o orgulho dissocia-se do preconceito em que a coloquei, quando em referência a Portugal. O “orgulhosamente sós”, passou a orgulhosamente nós."

Ana Jorge, 100Ideias










quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lá vai Lisboa!


 "Na cidade das Sete Colinas, há muitos espaços para (re)descobrir. A Vogue percorreu quatro bairros que continuam a reinventar-se sem perder o charme.
Intendente
Há uma nova Vida Portuguesa no Largo do Intendente e não é difícil perceber porquê. Num dos bairros com pior fama da capital, os últimos anos têm sido de renovação, comprovando que a reabilitação urbana não tem de ser um mito. Os primeiros sinais da mudança chegaram com a abertura de novos cafés e restaurantes e, pouco depois, o próprio presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, se mudou de armas e bagagens para o bairro, instalando ali o seu novo gabinete.
Os resultados estão à vista. Além de A Vida Portuguesa de Catarina Portas, uma das inquilinas mais recentes do largo do Intendente, destaca-se O das Joanas, que além dos deliciosos pratos caseiros, tem apostado numa programação cultural variada. (...)"

Rosário Mello e Castro
Vogue, Março 2014

terça-feira, 1 de abril de 2014

Arty shopping

 
 "la boutique A Vida Portuguesa ressuscite avec art les objets traditionnels comme des boîtes de sardines vintage. Un incontornable."

Journal du Dimanche
23 Mars 2014