terça-feira, 30 de novembro de 2010

Xaropes de Refresco

Já chegaram os novos Xaropes de Groselha e Capilé em (linda) versão engarrafada. E vai de refresco, agora em todo o lado!

É um produto antigo e no entanto uma absoluta novidade no mercado português. Os tradicionais Xaropes de Groselha e Capilé preparados exclusivamente com ingredientes naturais, sem quaisquer corantes artificiais ou conservantes, estão a partir de agora disponíveis em versões engarrafadas requintadas para o mercado gourmet. Assinados por uma parceria perfeita, levam a marca Quiosque de Refresco e são produzidos pela Sabores de Santa Clara.

O DESAFIO. Foi há dois anos atrás que Catarina Portas (A Vida Portuguesa) e João Regal (DeliDelux), associados para a abertura de três Quiosques de Refresco em Lisboa, constataram que a oferta existente dos mais populares xaropes do hábito português se resumia a tristíssimas combinações de aromas e corantes artificiais engarrafadas. A filosofia do seu projecto exigia outra coisa: respeito pelas receitas antigas, o sabor dos ingredientes naturais, a perícia da produção adaptada ao mundo de hoje. Foi esse o desafio que lançaram a Daniel Roldão, cujo trabalho conheciam bem e admiravam muito – em apenas 5 anos os Rebuçados de Ovo da Sabores de Santa Clara revelaram-se um sucesso e afirmaram-se como uma referência no mercado alimentar português.

Em Portalegre, Daniel Roldão experimentou receitas, pesquisou ingredientes, testou técnicas e apurou validades. Longos meses de trabalho depois, em Abril de 2009, os primeiros xaropes de Groselha e Capilé foram servidos na inauguração dos Quiosques de Refresco, tornando-se, desde então, refrescos favoritos dos muitos lisboetas e turistas que fizeram destes quiosques charmosos um sucesso. Finalmente, a pedido de muitos, o Quiosque de Refresco e a Sabores de Santa Clara alargam a oferta destes Xaropes de qualidade única a todos, concebendo a sua versão engarrafada com deliciosa apresentação, que agora lançam em Novembro de 2010. Distribuindo as tarefas, o Quiosque de Refresco responsabilizou-se pelo packaging e assegura a comunicação essencial à promoção do produto; a cargo da Sabores de Santa Clara estão a produção, o engarrafamento e a comercialização.

O XAROPE DE GROSELHA. A groselha é o refresco clássico português, perfeito para o nosso clima ameno, com o seu sabor frutado e doce, subtilmente cortado pelo travo ácido da fruta. Partindo de receitas antigas, preparámos este xarope com as mais vermelhas bagas de groselha natural e muita paciência e dedicação, para refrescar e deliciar quem o beber.

O XAROPE DE CAPILÉ. Ora aqui está uma originalidade portuguesa de receita muito antiga, já incluída no Cozinheiro Moderno, impresso em 1780. O Xarope de Capilé, confeccionado a partir de frondes de avenca e com um toque de água natural de flor de laranjeira, dilui-se com água para obter um refresco ligeiramente doce, subtilmente perfumado, muitíssimo refrescante. Serve-se com gelo e uma casca de limão, em qualquer ocasião.

UMA QUALIDADE INCOMPARÁVEL. Sem corantes artificiais, conservantes, nem qualquer tipo de aditivos químicos, estes xaropes podem orgulhar-se de ser os únicos no mercado nacional inteiramente elaborados a partir de ingredientes naturais. Razão pela qual são ricos, especialmente o de groselha, em antioxidantes como os polifenóis, (substâncias que atrasam a oxidação e os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo humano). Na composição da grosellha sobressaem as bagas frescas deste fruto vermelho e no Capilé as frondes de avenca e a água natural de flor de laranjeira. Para a obtenção da melhor qualidade, a produção requer largo trabalho manual – as bagas de groselha são separadas cuidadosamente à mão, por exemplo. O seu desenvolvimento, acompanhado pela Universidade do Algarve, permitiu alcançar os 12 meses de validade. Sendo um produto concentrado - uma única garrafa permite preparar 25 copos de refresco - evita o consumo de grandes quantidades de embalagens, sendo um gesto consciente e ecológico para um mundo que desejamos mais sustentável.

UMA GARRAFA ORIGINAL. As garrafas dos nossos Xaropes são diferentes de todas as outras e sobressaem em qualquer prateleira. Os seus rótulos, inteiramente desenhados e plenos de graça e poesia, atraem e divertem. Concebidos pelo designer gráfico Ricardo Mealha apostam nas ilustrações de Lapin, um dos vencedores do concurso “Desenha-me um Quiosque”, que assinalou o primeiro aniversário do Quiosque de Resfresco. Ilustrador profissional, este francês a residir em Barcelona sentou-se à mesa dos Quiosques e esvaziou uma garrafa de Capilé para nos enviar os belos rótulos, que os olhos também bebem. Acreditamos que, num mercado cada vez mais igual, este tipo de oferta diferente e especial, fazendo eco da tradição – mas uma tradição renovada e com apresentação sofisticada – representa uma vantagem, cultural e charmosa.

DISTRIBUIÇÃO. Os xaropes Quiosque de Refresco, pelo seu processo artesanal de produção e pelo uso exclusivo de ingredientes naturais, são um produto premium destinado a um mercado seleccionado. Podem ser adquiridos, claro está nos 3 Quiosques de Refresco (Camões / Príncipe Real / Flores), nas lojas A Vida Portuguesa (Lisboa e Porto), Delidelux (Lisboa). Mas também por todo o país, em lojas gourmet ou outras, graças à distribuição da Sabores de Santa Clara.

UTILIZAÇÕES E RECOMENDAÇÕES. Dupla inaugural de outros sabores que se hão-de-seguir, o Xarope de Groselha e o Xarope de Capilé apresentam-se em garrafas de vidro de 700ml, quantidade suficiente para obter 6,3 litros de refresco (diluindo 1 porção de xarope em 8 de água). Dois refrescos para beber todo o ano, pelos mais velhos que redescobrem maravilhados os sabores que guardavam na memória mas também a servir sem limites nem remorsos, graças às suas características naturais, às crianças que os adoram. Ideais para acompanhar o dia, ao lanche ou outras refeições, uma alegria em piqueniques ou festas de anos.

Para além da mais convencional utilização em refresco, estes xaropes são igualmente deliciosos como calda para gelado ou iogurte, crepes ou panquecas. E um ingrediente a explorar na preparação de cocktails, com leite ou água com gás e uma rodela de limão. Na cozinha, pode enriquecer bolos, biscoitos ou mesmo pratos salgados. A prová-lo, o aclamado chef jugoslavo Ljubomir Stanisic (Restaurantes 100 Maneiras) irá associar-se a este lançamento, criando algumas receitas onde os xaropes são os mais especiais dos ingredientes.

Para preservar toda a qualidade destes Xaropes, as garrafas devem guardar-se em local seco e fresco. Agitar antes de abrir e, depois, conservar no frigorífico. Deve beber-se fresco.

OS QUIOSQUES DE REFRESCO. Parceria entre Catarina Portas (A Vida Portuguesa) e João Regal (DeliDelux), o Quiosque de Refresco passou da ideia à prática quando a Câmara de Lisboa decidiu concessionar 3 dos mais belos quiosques antigos da capital, no Príncipe Real, Praça das Flores e Camões. Escrupulosamente recuperados, abriram ao público em Abril de 2009, com o desejo de trazer de volta sabores próprios e antigos, fresquíssimos e recriados para os dias de hoje. Através dos refrescos que lhes dão nome mas também na forma de sanduiches, bolos, sopas e bebidas várias, da ginginha ao vinho quente. Recuperando numa minúscula mas acolhedora estrutura urbana toda uma tradição lisboeta, de espaço, de tempo e de sabor. Gabados pela imprensa portuguesa e estrangeira, Miguel Esteves Cardoso escreveu sobre eles: “Os refrescos e as sanduíches são exclusivos e deliciosos, mas, crucialmente, também são baratas e acessíveis a todos.
 Suspiro. Pela primeira vez tenho pena de não viver em Lisboa outra vez.

A SABORES DE SANTA CLARA. Este projecto exemplar nasceu em Dezembro de 2005 com a vontade de encontrar um produto adaptado aos requisitos do mercado actual que respeitasse o modo de fabrico artesanal. A Sabores de Santa Clara é administrada por Daniel Roldão, engenheiro zoo-técnico de formação. Tinha 28 anos quando se lembrou de pesquisar a produção de ovos, para acabar a investigar com a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril uma forma de estender a longevidade de um produto feito única e exclusivamente de açúcar e gemas. Assim renasceram os Rebuçados de Ovo, pura delícia conventual da cidade alentejana de Portalegre que, nas suas elegantes e inconfundíveis latas amarelas, rapidamente conquistaram o mercado.

Etnografia do Quotidiano

Inaugura hoje uma belíssima exposição sobre "Etnografia do Quotidiano na República". O Museu Nacional de Arqueologia associa-se às Comemorações do Centenário da República com uma selecção de mimosos artigos que tão bem retratam o quotidiano de uma época. Aqui fica o programa das festas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Note di Lisbona"

A revista italiana Side rendeu-se aos encantos de Lisboa e dedicou-lhe dez páginas numa das suas últimas edições. "Cenários esplêndidos, variedade cultural e uma sobreposição contínua de épocas e escolas de pensamento. É assim Lisboa, uma cidade com muitos centros, dividida entre o antigo e o moderno, fruto de uma união equilibrada de arte, sons e sabores." Destaque também para A Vida Portuguesa, onde "se podem encontrar produtos típicos nacionais de todo o tipo, todos cuidadosamente seleccionados." Texto de Lorena Tedesco e fotos de Daniele Portanome.

"A Vida Portuguesa. Dai cibi in scatola al dentifricio, dalla cera per pavimenti agli azulejos, le celebri mattonelle in maiolica. Qui si possono trovare prodotti tipici nazionali di ogni genere, tutti altamente selezionati. Rua Anchieta 11.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gourmet

A Visão Gourmet passou pela loja uma destas tardes à procura de delícias para acepipes. E saiu de mãos cheias...

Jarro Limão, Taças Couve, Paliteiro Porca e Queijeira das Faianças Bordalo Pinheiro. Livro de Receitas 100 Maneiras de Cozinhar Acepipes, Molhos e Saladas. Azeite Saloio, Conservas Minor e Tricana. Tudo n'A Vida Portuguesa.

A Vogue também andou às compras, já a pensar no Natal e gostou das Conservas Santa Catarina (aqui na versão atum com tomilho). E do Doce de Uva Extra da Quinta Nova, para adoçar a boca.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Tastemakers"

"A Vida Portuguesa is a gorgeously styled emporium of artisanal Portuguese products, from soap to nuts". Quem o diz não somos nós, é a Style Magazine do New York Times, que veio à descoberta de um Porto mais charmoso e mais vibrante. Escreve Andrew Ferren: "Bustling with commerce, the design-savvy city of Porto, Portugal, plays a convincing Milan to Lisbon’s Rome. (Its pristine beaches, 10 minutes from downtown, give it a touch of Malibu, too.) And suddenly the city’s long-neglected downtown — with its vertiginous hills and elegant spires towering over the Douro River — is all the rage again. Sleek new galleries, restaurants and boutiques have the old cobblestone streets buzzing anew."

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Culturália

Os exclusivos da marca A Vida Portuguesa não podiam faltar na CULTURÁLIA, mostra de produtos portugueses no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Para ver até 28 de Novembro, das 10h00 às 20h00. “Preparámos aqui uma mostra com alguns dos mais criativos e inovadores artistas. É um pequeno teste que queremos replicar em várias outras ocasiões (...) queremos levar um pouco a todo o mundo o que é a contemporaneidade dos criadores, a sua capacidade de se ligarem a empresas de valor acrescentado e que deem uma imagem de Portugal virado para a frente e para o futuro” declarou ao jornal i a Ministra da Cultura.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Parabéns ao Porto

Parabéns ao Porto! Parabéns a nós! Depois destes últimos dias a parabenizar outrém, A Vida Portuguesa chega-se à frente para comemorar o primeiro aniversário da loja dos Clérigos. Faz agora um ano...

Em Novembro 2009, inaugurámos a segunda loja A VIDA PORTUGUESA na belíssima zona dos Clérigos, na Baixa do Porto. Vizinha da famosa Livraria Lello, situa-se no primeiro andar do edifício da centenária loja Fernandes Mattos, que continua a ocupar o piso térreo. Subindo a elegante escadaria interior, descobre-se A VIDA PORTUGUESA, que recuperou este espaço raro e extraordinário de mais de 300 m2, imensas janelas e, claro, incluindo todos os móveis de origem. Aqui, encontram-se todas as secções, marcas e produtos antigos presentes na loja lisboeta, o melhor da produção portuguesa. Mais um sofá para contemplar a Torre dos Clérigos. Fruto de uma parceria com a Ach. Brito, a loja A VIDA PORTUGUESA no Porto foi a primeira loja portuguesa a constar do Retail Directory da revista Wallpaper, em 2010.

Rua Galeria de Paris, 20, 1º andar. Clérigos, 4050-162 Porto. Telefone: 222 022 105. Aberta de Segunda a Sábado, das 10h00 às 20h00. Agora com horário alargado de Natal. Aberta ao sábado até às 22h00 e domingo entre as 11h00 e as 20h00. Venha descobri-la outra vez.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

77 anos deliciosos

A Vida Portuguesa dá os parabéns à Favorita do Bolhão, que completa hoje 77 anos de uma existência que nos vem deliciando. "A Favorita do Bolhão no centro da urbe portuense, está especializada, além da mercearia fina, em confeitaria, chá e café; a firma, que gira sob a razão social de José Araújo & Cª L.da, é ainda hoje distribuidora exclusiva dos conhecidos e apreciados produtos alimentícios, marca Zelly." Excerto de uma notícia deliciosa (com direito a "intróito" e tudo) de Maio de 1958.

As farinhas alimentícias Zelly são importadas e embaladas pela Favorita do Bolhão, mercearia fina portuense desde 1934. Distribuídas apenas no Norte de Portugal, mantiveram as embalagens originais dos anos 30 a atestar as suas qualidades: a Farinha de Arroz é recomendada para a alimentação de crianças e convalescentes, a Fécula de Batata para pessoas nervosas e irritáveis, os Flocos de Aveia do Canadá são aconselhados pelos intelectuais pois fortalecem o cérebro e os músculos. E, com o Pão para Panados, oferece-se simpaticamente a receita do curioso Bolo Económico.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prémio de Tipografia

A Vida Portuguesa tem todo o orgulho em apresentar o vencedor do Primeiro Prémio "Escova" 2010. Um galardão atribuído às gráficas, a que a Tipografia Freitas voltou a concorrer e que voltou a arrebatar. Desta vez na categoria "embalagem", com a tão especial e preciosa caixa da andorinha Bordalo Pinheiro concebida por Catarina Portas e pelo designer Nuno Zeferino para A Vida Portuguesa.

Muito nos alegra e muito honra a Freitas, que estimamos como os amigos de longa data que são e que tem vindo a desenvolver um trabalho admirável na área das artes gráficas em Portugal. Falta dizer (como teve a amabilidade de nos explicar o Fernando Freitas) que o prémio, de alcance nacional, distingue os trabalhos realizados em "fine papers" comercializados pela INAPA Portugal e pelo Grupo Arjo Wiggings em todo o tipo de categorias: embalagens, etiquetas, livros, identidade corporativa, etc. Para a Freitas, obrigada e parabéns!

A bela e engenhosa caixa acondiciona a andorinha (a partir dos moldes originais do mais genial criador de louça das Caldas-da-Rainha) e, depois de aberta, também se transforma em material de leitura (numa edição bilingue em português e inglês). Dois em um! Dá a conhecer os pormenores desta edição especial, da história das Faianças Bordalo Pinheiro e deste pássaro negro que é um clássico da decoração de exteriores e interiores dos lares portugueses. Numa edição enriquecida com imagens, incluindo a do desenho original do criador. Um exclusivo da marca A Vida Portuguesa.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um sonho concretizado

Outra das novidades na nossa mercearia (e que a receita de ontem vinha mesmo a pedir) é o Azeite Angélica. Uma sentida homenagem, em forma de nectar dourado, do editor de fotografia da Visão à avó alentejana Angélica Rosa da Silva. Foi a pensar nela que criou este azeite virgem extra com 0,1% de acidez. E regressou às raízes.

"Nos anos quarenta, já viúva do meu avô, Armando, Angélica Rosa da Silva assumiu os destinos da lavoura e de Manantiz, o monte principal situado a dez quilómetros de Moura, onde durante alguns anos viveu e criou os filhos. A produção de azeitona era, na altura, tal como hoje, a riqueza da propriedade. O azeite que aqui se apresenta é uma homenagem à minha avó Angélica a quem devo o gosto pelo campo e pelas tradições do Alentejo", explica Gonçalo Rosa da Silva

O processo foi acompanhado de perto pelo amigo Pedro Rolo Duarte: "Há tempos, (o Gonçalo) falou-me com entusiasmo de terras herdadas onde noutros tempos a sua avó produzia azeite. Estudou, investigou, percebeu a lógica das variedades da oliveira que os antigos tinham estudado e plantado para que, na mistura final, o azeite conseguisse o sabor e a acidez desejadas. Azeitona galega, cordovil, verdeal, que proporção, que tempo de maturação? Sonhou então voltar a fazer azeite.

Quando o Gonçalo sonha, se apaixona e envolve num projecto, ninguém o consegue deter. E nos últimos dois anos eu fui ouvindo, a espaços, a evolução desta redobrada paixão: plantar as oliveiras, perceber os tempos da azeitona, procurar a garrafa certa, o lagar que cumpria as exigências. Garantir a colheita no tempo, o transporte, os rótulos, as análises, as provas cegas. Há uns meses, o Gonçalo apareceu-me com uma lindíssima garrafa escura, pose antiga, e um rótulo de design clássico e elegante: Angélica. O azeite que ele sonhou. E concretizou."

A concretização, segundo o rótulo, é "uma mistura equilibrada das variedades Galega, Cordovil e Verdeal, provenientes das antigas oliveiras do monte de Manantiz, sob o regime de protecção integrada na DOP de Moura, obtivemos este azeite de cor dourada, sabor intenso e muito frutado".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Atum Santa Catarina

Herdeira da tradição conserveira centenária da ilha de São Jorge, nos Açores, a Indústria Conserveira de Santa Catarina foi fundada em 1995. Dedica-se exclusivamente às conservas de atum, capturado com linha e anzol através de uma arte de pesca tradicional conhecida como “salto e vara”, um método que selecciona os melhores espécimes e salvaguarda a preservação da espécie, merecendo a certificação “dolphin safe” – um verdadeiro exemplo de sustentabilidade. Assim se explica a qualidade incomparável deste atum, em filetes claros e rosados e de suavíssimo sabor a mar. Disponível ao natural, no melhor azeite ou cozinhado segundo receitas originais, com molho cru ou batata doce, assinala-se a conserva de ventresca, o reputado filete gordo da barriga do atum. Experimente-se para comprovar que este é um atum como mais nenhum.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

100 Maneiras

Ljubomir Stanisic é um inventivo chef de origem jugoslava que, há 13 anos, se decidiu por uma vida portuguesa. Abriu um 100 Maneiras em Cascais, passou-o para o Bairro Alto e, há pouquinho, tomou conta do antigo Bachus (Largo da Trindade 9, Lisboa). Que remodelou e decidiu enfeitar com algumas das nossas delícias... Flor de Sal, Farinhas Zelly, Pimentos Assados e as coloridas Conservas Tricana. Louça de Viana do Castelo, Bustos da República e as sempre apetitosas andorinhas Bordalo Pinheiro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

São Martinho

"Se o Inverno não erra o caminho, cá virá no S. Martinho": as palavras de sabedoria do Borda d' Água, que recomenda ainda hoje (ao 11º dia do 11º mês) uma visita à Feira do Cavalo na Golegã. E um pouco por todo o país se festeja, ao melhor estilo tradicional, com jeropiga e castanhas. Sejam elas assadas, piladas ou confitadas...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ténis Sanjo

Em 1936, a Empresa Industrial de Chapelaria Lda, conceituada fábrica de chapéus, decidiu apostar no calçado desportivo, lançando as sapatilhas que baptizou Sanjo, contracção de São João da Madeira, terra de origem da marca. Até aos anos 80, os ténis Sanjo calçaram Portugal inteiro, destacando-se nas modalidades de basquetebol e futebol de salão. Em 1996, à mercê da concorrência estrangeira, a Sanjo encerraria a sua fábrica original, hoje ocupada pelo interessantíssimo Museu da Chapelaria.

Comprada pela Fersado, a marca regressa ao mercado em 2010, reproduzindo a famosa bota K100, em lona e borracha vulcanizada, com a engenhosa “palmilha esponjosa ventilada”, mas também o modelo sapato K200, ambos agora em múltiplas cores. Conservando as qualidades que fizeram a sua lenda, muito confortáveis, incrivelmente resistentes e giros que se farta, os ténis Sanjo estão de volta, com a ambição de alcançar o mundo e correr com a concorrência, estrangeira inclusive. Porque não?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Porto renascido

"O Melhor da Baixa" traduzido em "bares, restaurantes, lojas e galerias que fizeram renascer o centro do Porto". E A Vida Portuguesa no top do coração da cidade. "Fica no primeiro andar de uma antiga casa de tecidos e tem o privilégio de ter umas janelas estrondosas para os Clérigos. Pelas prateleiras corridas estão os tais produtos portugueses, representações revivalistas de marcas antigas que fazem parte da iconografia do país. Senão comprove: a pasta Couto, os sabonetes Ach. Brito, as andorinhas Bordalo Pinheiro, os lápis Viarco... R. Galeria de Paris, 20, 1º. Seg-Sáb 10.00 às 20.00. Tel 22 202 2105.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um mostruário que é uma relíquia

A Vida Portuguesa do Porto mostra em todo o seu esplendor os nossos alumínios reluzentes, os belos barros alentejanos e os sabonetes exclusivos "Portugueses Confiantes". E quer agradecer à Ach. Brito, que muito gentilmente nos cedeu a mala da Confiança, antigo mostruário onde os vendedores da saboaria transportavam os excelsos sabonetes para apresentação aos clientes. Hoje em dia as belas montras da Rua Galeria de Paris. Já sabem, número 20, mas não se limitem a admirar as montras. Subam ao primeiro andar.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hirondelle de Lisbonne

As andorinhas voam rumo ao sul e a temperaturas mais amenas nesta altura do ano. Mas uma houve que partiu em direcção oposta, para aterrar na redacção parisience da "Maison Française". "Hirondelle en céramique rapportée de Lisbonne" na edição de Outubro/Novembro 2010. Linda e deliciosa, a andorinha em versão popular.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Chocolate recheado a vinho do Porto

Melhor do que uma coisa boa, só mesmo duas coisas boas juntas. Por isso é que a Arcádia uniu esforços com a Calém para criar o chocolate com Vinho do Porto 10 anos. Os bombons recheados estão disponíveis em estojo individual ou caixas com quatro imagens diferentes, todas elas relacionadas com a história do vinho do Porto, dos barcos Rabelos à Ponte D. Luís I. Disponíveis num' A Vida Portuguesa perto de si.