Uma das marcas que nos mais salta à mente ante a ideia de Verão é a Sanjo. Para a praia, o campo, a cidade, porque se adequa tanto às passeatas que apetece desfrutar como ao dolce fare-niente do calor. Ou muito simplesmente porque são coloridos, divertidos e confortáveis até mais não.
Em 1936, a Empresa Industrial de Chapelaria Lda, conceituada fábrica de chapeús, decidiu apostar no calçado desportivo, lançando as sapatilhas que baptizou Sanjo, contracção de São João da Madeira, terra de origem da marca.
Até aos anos 80, os ténis Sanjo calçaram Portugal inteiro, destacando-se nas modalidades de basquetebol e futebol de salão. Em 1996, à mercê da concorrência estrangeira, a Sanjo encerraria a sua fábrica original, hoje ocupada pelo interessantíssimo Museu da Chapelaria.
Comprada pela Fersado, a marca regressa ao mercado em 2010, reproduzindo a famosa bota K100, em lona e borracha vulcanizada, com a engenhosa “palmilha esponjosa ventilada”, mas também o modelo sapato K200, ambos agora em múltiplas cores.
Conservando as qualidades que fizeram a sua lenda, muito confortáveis, incrivelmente resistentes e giros que se farta, os ténis Sanjo estão de volta, com a ambição de alcançar o mundo e correr com a concorrência, estrangeira inclusive. Porque não?
segunda-feira, 11 de junho de 2012
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