“Catarina Portas é o rosto por detrás das lojas A Vida Portuguesa e dos Quiosques do Refresco. Ao fim de quase 20 anos como jornalista, depois de passar por rádios, jornais e televisões, lançou-se no mundo dos negócios e criou duas das marcas de maior sucesso e reconhecimento em Portugal.
Ao pesquisar a vida privada de Portugal no século XX, para um livro, constatou um facto curioso: diversos produtos e marcas portuguesas, da pasta de dentes Couto ao azeite de Oliva, mantiveram o mesmo logótipo e a mesma embalagem durante décadas (e, nalguns casos, durante mais de um século). Fascinada com essas marcas resistentes à passagem do tempo e apercebendo-se de que muitas estariam a desaparecer, decidiu recuperar estes produtos, ajudando assim a salvar parte da manufatura portuguesa.
Resolve então criar uma loja dedicada a revitalizar alguns dos produtos que refletem a história do consumo em Portugal. Nascia A Vida Portuguesa, uma loja cujo conceito é valorizar produtos portugueses que atravessaram gerações e que mantiveram as suas embalagens originais.
A partir daí, foi possível reeditar alguns produtos, como os sabonetes exclusivos que A Vida Portuguesa desenvolveu com a Confiança e a Ach.Brito, recuperando rótulos antigos, ou as oito embalagens históricas de lápis Viarco, as andorinhas Bordallo Pinheiro e ainda os cadernos da Emílio Braga.
Outros produtos que fazem as honras da casa, tornando-se irresistíveis para quase todos os visitantes: o saudoso chapéu de chuva de chocolate Regina, os sabonetes Claus Porto (que são fabricados desde 1887), a lavanda, a pasta medicinal Couto, o creme para as mãos Alantoíne, o pião de madeira, os chocolates Arcádia… entre muitos outros! A oferta também inclui géneros alimentícios, como barras de chocolate, conservas, azeites, cafés, chá Gorreana, bolachas, compotas e muitos outros artigos tradicionais.”
Sem comentários:
Enviar um comentário