segunda-feira, 14 de junho de 2010
A Vida Republicana
A Vida Portuguesa abriu uma nova loja. Trata-se de uma loja temporária que complementa a exposição “Viva a República!”, na Cordoaria Nacional em Lisboa, a mais importante e extensa exposição incluída nas Comemorações Oficiais do Centenário da República. “A Vida Republicana” reune produtos portugueses da época, apresenta reedições de produtos rebublicanos especialmente concebidos para a ocasião, e inclui ainda uma livraria temática.
Inaugurou no passado dia 18 de Junho “Viva a República!”, a principal exposição comemorativa do Centenário da República em Portugal. Comissariada por Luís Farinha e cncenada com esmero pelo Atelier Henrique Cayatte, aborda tematicamente, em 10 núcleos distintos, as particularidades do regime político que passou a ser o nosso desde 5 de Outubro de 1910. Está patente na Cordoaria Nacional, Avenida da Índia em Lisboa, até Outubro de 2010. A inauguração contou com a presença de inúmeras figuras públicas, incluindo a do primeiro ministro José Sócrates.
O convite foi endereçado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) a Catarina Portas, a proprietária das lojas A Vida Portuguesa. Foi um desafio que acolhi, logo de início, com entusiasmo. Pois acredito que o consumo também pode ser um acto de conhecimento e cultura – além de um gesto político.
A reedição de produtos de época ou a produção de objectos de consumo inspirados por este tema pode ser também uma forma de sensibilizar, recordar e dar a conhecer a história de um país. E, dadas as características do tema “República”, gostaria de acreditar que estes objectos poderão ser capazes de contribuir para incitar à reflexão e alimentar um sentimento de cidadania, indispensável a uma democracia plena e participada.
Investiguei os arquivos de várias fábricas e empresas com as quais trabalho regularmente como a Ach Brito (reeditaremos fielmente o sabonete República de 1910), a Bordalo Pinheiro (que recuperou o molde original do cinzeiro “Viva a República” para a sua reedição) ou a CRERE – Museu do estuque (que guarda o espólio dos estuques da Oficina Baganha onde se incluía um busto da figura da República, agora à venda em dois tamanhos). Também há uma placa publicitária em metal, reproduzindo um delicioso anúncio de época, e até, um “Bigode Republicano”, especialmente dirigido ao público infantil.
A imagem da loja, tal como a criação de alguns produtos inspirados pela iconografia republicana ( uma colecção de 3 canecas, por exemplo) foram desenvolvidos em colaboração com o reconhecido designer gráfico Ricardo Mealha.”
A Vida Portuguesa estreia-se assim na criação de espaços com objectivos mais direccionados, adequados a temáticas que lhe são caras, com produtos feitos à medida. Também pesou na decisão o facto de poder fazer encomendas a várias empresas portuguesas, aumentando a facturação das mesmas em época de crise. Os encargos financeiros inerentes ao desenvolvimento e fabricação dos produtos são suportados pel’ A Vida Portuguesa, que os comercializa ainda nas lojas de Lisboa, do Porto e online. E que é responsável ainda pela livraria, que apresenta uma selecção de obras sobre a República e a sua época, com muitas curiosidades.
Catarina Portas recomenda vivamente a visita a uma exposição como é raro fazer-se em Portugal, extensa, bem investigada e excelentemente apresentada sobre um período crítico mas importante (e quase sempre tão mal conhecido) da nossa história recente. Pois acreditamos que conhecer a história é aprender com ela, com os seus erros inclusive, para nos podermos governar melhor.
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