terça-feira, 25 de janeiro de 2011
O Salazar preferido dos portugueses
"Espátula, raspador, raspadeira, rapa-tudo, rapa-tachos. Por vários nomes responde esta pá, mas nenhum nos traz tantas memórias como "salazar". E esse leva-nos de volta a outros tempos de crise e escassez.
Utensílio de serventia comprovada nas casa portuguesas, o nosso melhor salazar é feito de pinho ascético e borracha sinuosa, materiais que conservarão melhor as suas qualidades se forem lavados á mão. Outra coisa não se recomenda a um objecto que ainda hoje se rebela contra a era da máquina, afirmando-se como puroartesanato e não carecendo de outra energia que não a do ser humano. (...)
Fabricado por uma empresa familiar da zona do Porto, passou para a loja A Vida Portuguesa e daí para o Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque e Tóquio. Exibe-se agora, ao lado da torradeira de alumínio ou da vassoura de palha, numa montra de produtos genuinamente portugueses. Salazar, que raramente saía do país e gastava as solas dos sapatos até se romperem, teria certamente achado tudo isto uma enorme falta de modéstia." Texto de Carla Maia de Almeida para a Notícias Magazine.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Deste gosto e dá muito jeito na doçaria, do outro não tenho saudades nenhumas e só foi de utilidade nos seus primeiros tempos, depois viciou-se como sucede agora.
Enviar um comentário