quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
"Revivalismo renovador"
"O motivo é dar um novo alento não só à economia portuguesa ao apelar ao consumo de produtos portugueses mas também à auto-estima nacional.
Face à iminência do desaparecimento de produtos icónicos da cultura portuguesa, Catarina Portas reuniu numa velha fábrica de sabonetes o novo conceito de «dispensa portuguesa».
Com as andorinhas da Bordalo Pinheiro, sabonetes da Claus Porto, rapas de Salazar e cerâmica tradicional, entre outros, «A Vida Portuguesa» instala-se na zona do Chiado para servir não só de montra histórica da produção nacional, mas também como uma espécie de embaixada de representação lá fora.
Quem passa pela loja não fica indiferente. Portugueses e, sobretudo, estrangeiros sentem o apelo da tradição e o negócio floresce. Hoje em dia, quem passar pela loja do MoMA, o conceituado museu de Nova Iorque e de Tóquio, poderá encontrar salazares e piaçabas."
Reportagem de Ana Sá Macedo sobre "projectos que dão nova vida à cultura portuguesa" para a TVI24.
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