quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Regresso às origens
Portugal reinventa-se, mais fiel a si próprio do que nunca. Novos hotéis, lojas e restaurantes sabem a futuro e tradição.
Tal como acontece na zona ribeirinha da capital, o resto do país parece unir-se no mesmo sentimento de revivalismo. Ao contrário do que vemos em muitas cidades europeias, sempre com os olhos postos no futuro, por cá surgem cada vez mais restaurantes, lojas e produtos com Portugal no coração e design na embalagem. Da decoração de interiores ao universo gourmet, que se estende agora às padarias e às mercearias. "A ideia é apostar naquilo que nos distingue, no que melhor sabemos fazer", aponta Catarina Portas, mentora d'A Vida Portuguesa e dos Quiosques de Refresco, dois projectos que apostam na reinvenção da tradição para criar novas peças e produtos. O resultado está à vista.
Para a jornalista, eleita pela revista Wallpaper como um dos talentos da geração do futuro, encontrar novos projectos é tão fácil quanto sair de casa. "A pesquisa tanto acontece na Feira da Ladra como na Biblioteca Nacional. Vou ao passado buscar coisas que me belisquem e, com alguma criatividade à mistura, tento que o produto volte a ser relevante", descreve. É o exemplo dos recém-lançados xaropes de groselha e capilé, resultado de uma parceria com a Sabores de Santa Clara.
A atracção que estes e outros objectos despertam em diferentes gerações e nacionalidades prova que a tendência veio para ficar. "Para alguns será a memória vivida, para muitos outros é ao imaginário que estes produtos apelam", sublinha Catarina. Uma mais-valia na altura de avaliar o valor de mercado de um produto e, por isso mesmo, de dinamizar a produção das fábricas nacionais.
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