quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Chocolate para Turistas "Costa do Sol"
Neste Natal, a Regina e A Vida Portuguesa juntam-se para lançar uma linha clássica de chocolates, de rótulos vintage e tema inesperado, resgatados dos primórdios daquela que é uma das grandes marcas históricas portuguesas. Um trio de tabletes de Chocolates para Turistas, também vendidas numa caixa de oferta chic a valer, como se diria na época.
OS CHOCOLATES PARA TURISTAS
Em 1928, o cheiro guloso do chocolate começou a espalhar-se pelo bairro lisboeta de Alcântara com a fundação da primeira fábrica da Regina. Nascia então a indústria do turismo e o Estoril afirmava-se como o primeiro destino chic e cosmopolita do país com a Costa do Sol a publicitar-se dentro e fora de portas. A Regina, marca seleta de chocolates, aproveitou a moda para lançar uma curiosa novidade: as tabletes Costa do Sol, dedicadas especialmente aos turistas, e que agora se reeditam. Entre as décadas de 30 e 40 do século passado, foram-se sucedendo as tabletes com vistas do Estoril, ilustrações de banhistas e elegantes barcos de recreio. A Regina reinava no mercado português, com chocolates que pertencem à memória alimentar coletiva portuguesa, como as icónicas Sombrinhas, o Coma Com Pão ou o chocolate Bebé, prémio das inesquecíveis máquinas de furos. Em 1970, 500 operários fabricavam 15 toneladas diárias de produtos Regina mas nos anos 90 a empresa viria a encerrar. Graças à antiga concorrente Imperial, de Vila do Conde, que comprou a marca e a relançou em 2002, voltou com o sucesso de sempre e para felicidade de tantos. Em 2012, quando tantos estrangeiros descobrem Portugal, regressam os Chocolates para Turistas, sempre atuais, muito deliciosos e incrivelmente charmosos.
A HISTÓRIA DESTA EDIÇÃO
A reedição dos Chocolates para Turistas da Regina também tem a sua história para contar. Tendo a Imperial comprado a marca após o fecho da empresa Regina, não ficou na posse do arquivo histórico completo da marca, dedicando-se a reconstituí-lo desde então.
Nenhum destes rótulos agora reeditados, datados dos primórdios da Regina, eram conhecidos da Imperial. Porém, nas suas pesquisas sobre marcas antigas portuguesas, Catarina Portas deu um dia com o rótulo original da tablete “Banhista” e adquiriu-a. E mais tarde, reparou na caixa “Barco de Recreio”, exposta na extraordinária colecção de Maria Proença no Centro de Artes Culinárias, no Campo de Santa Clara, em Lisboa. Intrigada, foi indagando e descobriu que a sua amiga e olisipógrafa Marina Tavares Dias, uma fã de sempre da Regina, possuia na sua colecção particular vários belos rótulos antigos com vistas do Estoril, alguns deles assinados pelo conhecido aguarelista e ilustrador Alfredo de Morais (1872-1972). Em comum, embora com ilustrações de géneros diferentes, todas estas embalagens antigas, partilhavam o nome “Costa do Sol”. E aliciavam para uma ideia que A Vida Portuguesa propôs e a Imperial, actual detentora da marca Regina, acolheu com entusiasmo. Convém lembrar que a reedição dos clássicos da Regina, levada a cabo no decurso dos últimos 10 anos superou todas as expectativas da Imperial, demonstrando a popularidade da marca e as saudades que o público tinha de produtos como as Sombrinhas de Chocolate, o Coma Com Pão ou os Chocolates de Aromas de Fruta.
Em conjunto, a Regina e A Vida Portuguesa trabalharam com preciosismo nesta reedição fiel e, afinal, tão actual – quando, tantos anos depois, Portugal se afirma como um dos destinos turísticos preferidos por turistas de todo o mundo. E ambas as marcas agradecem a colaboração generosa das coleccionadoras que facultaram os seus rótulos antigos para dar a conhecer um produto deveras original da história do consumo português.
OS PRODUTOS
A gama dos novos Chocolates para Turistas da Regina compõe-se de 3 tabletes de 100g com imagens e sabores diversos: chocolate negro, chocolate de leite e chocolate com amêndoas. As tabletes vendem-se avulso mas também numa magnífica caixa de cartão rígido, ideal para oferta, contendo as três tabletes.
Os Chocolates para Turistas pretendem atingir um mercado seleccionado, vendendo-se nas lojas A Vida Portuguesa (Lisboa, Porto e Online) mas destinando-se também ao comércio gourmet nacional, pontos turísticos e às melhores pastelarias e confeitarias de todo o país.
Preços recomendados de venda ao público: Tablete de 100g 2,99€ / caixa com 3 Tabletes 10€.
A REGINA/ IMPERIAL
Nascida em 1928, no bairro de Alcântara em Lisboa, a Regina reinou no mercado do chocolate português até aos anos 90, quando faliu e encerrou definitivamente. A marca foi então adquirida pela Imperial, fábrica concorrente nascida em 1932 em Vila do Conde, agora propriedade do Grupo RAR. É o maior fabricante nacional de chocolates, detentor das principais marcas portuguesas do sector como Jubileu, Pintarolas, Pantagruel, Fantasias e Allegro, além da Regina. Líder de mercado em Portugal, a Imperial exporta atualmente os seus produtos para mais de 40 países, alcançando inclusive segmentos especiais de mercado (sem açúcar, kosher, halal).
A VIDA PORTUGUESA
Fundada em 2007 por Catarina Portas, A Vida Portuguesa afirmou-se como um novo conceito de loja, dedicada aos produtos e marcas antigas portuguesas, sempre com o intuito de valorizar o saber fazer e promover a indústria e manufactura nacionais, junto de portugueses e estrangeiros. Com portas abertas no Chiado, em Lisboa, e nos Clérigos, no Porto, e vendendo oline para todo o mundo, A Vida Portuguesa é também uma marca que reedita e recupera produtos de sempre, mercê de parcerias com marcas como Ach. Brito, Saboaria Confiança, Lápis Viarco, Cadernos Emílio Braga, Bordalo Pinheiro e, agora, a Regina.
Disponível aqui.
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1 comentário:
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