"Clássicos que o verdadeiro amante de ténis tem de ter
SANJO: Feitos em São João da Madeira, 100% nacionais, durante muitos anos - tantos quantos os do Estado Novo - os Sanjo foram os ténis de eleição dos portugueses. Produzida desde 1948 na Fábrica de Artefactos de Borracha da Empresa Industrial de Chapelaria, a marca passou maus tempos quando o país se abriu ao munco - e às importações - depois do 25 de Abril, até fechar e voltar a ser relançada em 2010.
"Comprámos a marca em hasta pública em 1997", conta um dos donos, Paulo Fernandes, "mas só dez anod depois começámos a pensar no relançamento ao ver outras marcas históricas como a Couto a regressarem". Como a fábrica original tinha sido destruída, foi preciso andar em sapatarias antigas à procura dos ténis ainda disponíveis para chegar ao modelo original com a sola de borracha vulcanizada e a parte de cima em lona. Hoje em dia, seja em versão bota ou sapato, os Sanjo têm cerca de 30 cores disponíveis e até são vendidos para fora, na loja online. À venda n' A Vida Portuguesa (Lg. do Intendente 23). Preço: 49,50€"
Fotografia © Sá Gouveia. |
Conservando as qualidades que fizeram a sua lenda, muito confortáveis, incrivelmente resistentes e giros que se farta, os ténis Sanjo estão de volta, com a ambição de alcançar o mundo e correr com a concorrência, estrangeira inclusive. Porque não?
Também disponíveis na nossa loja online.
Sem comentários:
Enviar um comentário