segunda-feira, 2 de maio de 2011
"Dueto" por Joana Vasconcelos
"Dueto" comemora os 125 anos da fundação da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha reunindo, numa peça exclusiva, o trabalho de dois dos mais relevantes e influentes artistas portugueses: Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e a artista contemporânea Joana Vasconcelos.
Uma surpreendente coreografia interpretada por andorinhas e peixes (goraz) em cerâmica dá forma a "Dueto"; centro de mesa concebido por Joana Vasconcelos a partir dos moldes originais desenhados por Bordalo Pinheiro. O excepcional e rigoroso traço naturalista dos diferentes elementos - simultaneamente protagonistas e suporte estruturante da composição - colaboram na inesperada dança, plena de dinâmica e sentido cromático, onde andorinhas e peixes parecem celebrar a riqueza do legado artístico da fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.
É do desassossego criativo que nasce a ideia de assinalar o 125º aniversário da fábrica Bordallo Pinheiro. Para tal, foram convidados 7 artistas nacionais - Bela Silva, Catarina Pestana, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz que, no seu percurso plástico, recriam e reinterpretam Bordallo usando maioritariamente os moldes do próprio artista. Assim, nascem 7 peças de edição numerada e limitada a 125 exemplares.
Texto extraído da brochura "Sete Bordallianos" 125 Anos Bordallo Pinheiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário