segunda-feira, 13 de abril de 2015

Catarina Portas no palco da Monocle


A Monocle prepara a sua primeira conferência internacional, dedicada ao tema “Qualidade de Vida”, a acontecer  em Lisboa, no dia 18 de Abril de 2015. Entre uma vintena de conferencista mundiais de renome, contam-se apenas dois portugueses: Rui Moreira e Catarina Portas.  

A acção decorre entre os dias 17 e 19 de Abril, e ao Hotel Ritz vão chegar o presidente da Câmara Municipal de Oslo, Stian Berger Røsland, o director do Victoria and Albert Museum, Martin Roth, o arquitecto brasileiro Isay Weinfeld e a designer Ilse Crawford, apenas para mencionar alguns daqueles que a Monocle escolheu a dedo para virem do mundo inteiro, pensar o devir da vida nas cidades. Por exemplo, reflectir sobre a reinvenção da “high street”, sobre o contributo dos meios de comunicação social, sobre a relação da urbe com a arte, sobre como construir melhores casas, escritórios e bairros. E dar visibilidade a casos de sucesso que podem ser adoptados noutras partes do planeta. 

A Monocle já apontou por numerosas vezes, tanto nas páginas da revista como na rádio, as lojas d’ A Vida Portuguesa e os Quiosques de Refresco como dois exemplos inspiradores à escala mundial. E, em Dezembro de 2009, elegeu Catarina Portas como um dos seus 20 heróis globais, merecedores de “um palco maior”. Também a revista Wallpaper (anterior projecto do mesmo editor, Tyler Brûlé, e outra das bíblias das novas tendências), destacou a figura da empresária portuguesa entre os “talentos globais do futuro” na edição de Janeiro de 2011.

No painel que está agendado para as 12h45 de sábado dia 18, Catarina Portas (“founder of retail company A Vida Portuguesa, which promotes the Made in Portugal label, traditional brands and important crafts”) partilhará o palco com o activista alimentar libanês Kamal Mouzawak e David Hieatt, empresário de jeans do País de Gales. Vão discutir coisas como porque é que as cidades devem continuar a fabricar e a importância da proveniência dos produtos que consumimos para um mundo melhor, por exemplo.

A Monocle tem a sua base em Inglaterra, começou como uma revista mas é hoje um influente grupo de comunicação, e publica todos os anos um “quality of life survey” que se tem imposto como uma referência mundial. E parece cada vez mais determinada em deslindar os factores de mudança nas metrópoles actuais. Com a consciência de quem tem todo um futuro para preparar.

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