quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Cactus" por Susanne Themlitz

O cacto opuntia ficus-indica, tal como o caracol, já têm uma longa história. Transitaram entre pinturas, gravuras, filmes. E há anos que aparecem em variados trabalhos de Susanne Themlitz.

Para a edição de 125 exemplares da comemoração dos 125 anos da Fábrica Bordallo Pinheiro, a artista apresenta-nos um fragmento de cacto com caracol em faiança. Este suporte para alimentos (queijos, carnes frias... e, porque não?, para caracóis?) sobre uma mesa resulta numa natureza-morta. (...) Na base de alguns espinhos do opuntia ficus-indica em faiança encontram-se orifícios para palitos / função de paliteiro - por sua vez também objectos que picam mas destinados a uma outra função: espetar cubinhos de queijo, azeitonas, caracóis ou simplesmente aplitos, evidente referência aos animais-paliteiros de Bordallo Pinheiro.

É do desassossego criativo que nasce a ideia de assinalar o 125º aniversário da fábrica Bordallo Pinheiro. Para tal, foram convidados 7 artistas nacionais - Bela Silva, Catarina Pestana, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz que, no seu percurso plástico, recriam e reinterpretam Bordallo usando maioritariamente os moldes do próprio artista. Assim, nascem 7 peças de edição numerada e limitada a 125 exemplares.

Texto extraído da brochura "Sete Bordallianos" 125 Anos Bordallo Pinheiro.

Sem comentários: