quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia da Espiga

Foto gentilmente cedida por Rosa Pomar.

Acabámos de pendurar um belo ramo atrás da porta, a provar que o Dia da Espiga está vivo e se recomenda no Chiado. Manda a tradição que se dê um passeio campestre, para colher espigas de vários cereais (a representar o pão), flores diversas (o malmequer simboliza ouro e prata, a papoila amor e vida), ervas (o alecrim como presságio de saúde e força), ramos de oliveira (a paz, a luz e o azeite) e videira (para trazer o vinho à colação e dar alegria).

Combina-se tudo, de forma rústica e harmoniosa, ata-se com um cordel e pendura-se numa divisão da casa a secar, até ao ano seguinte. O catolicismo apropriou-se deste costume para marcar a Quinta-feira da Ascensão mas crê-se que ela tenha origem em hábitos pagãos. Por ser considerado o dia mais santo do ano, as pessoas deveriam coibir-se de trabalhar. E a verdade é que ainda hoje se celebram honras de feriado municipal em Monchique.

E quem não tem a sorte de morar em Monchique ou ir até ao campo, pode contar com uma reinterpretação da tradição na forma de uma florida lambrilha...

Sem comentários: