
Aventuras e reflexões sobre produtos antigos e novo comércio

A Vida Portuguesa figura na lista de 1.000 motivos de orgulho nacional compilada pela Notícias Magazine (na posição 800). "A loja de Catarina Portas nasceu da vontade de inventariar as marcas sobreviventes ao tempo, de revalorizar a qualidade da produção portuguesa manufacturada e de revelar o País de forma surpreendente."
O Wall Street Journal rendeu-se ao charme da Lisboa antiga e desta vossa loja.
"A Vida Portuguesa (11 Rua Anchieta, avidaportuguesa.com) specializes in re-issues of long-forgotten but surprisingly of-the-moment toys, housewares, toiletries and food products—canned fish will suddenly seem like a sophisticated souvenir." (Texto de Chris Nuttall-Smith e fotos de Isabel Pinto).
A pedido de muitas famílias e, à semelhança do que aconteceu na semana passada no Porto, repetimos em Lisboa o lançamento do livro "Ingrediente Secreto". Venha conhecer o chef Henrique Sá Pessoa e leve para casa um exemplar do livro autografado (ou quem sabe até o cabaz com o mesmo nome) - com muita, muita inspiração para o jantar.
QUINTA-FEIRA, DIA 21 DE JULHO, ÀS 18H00, NA LOJA A VIDA PORTUGUESA DO CHIADO. RUA ANCHIETA 11. DELICIE-SE.
Já não é segredo para ninguém que o chefe Henrique Sá Pessoa está a pôr os portugueses a cozinhar. E volta a deliciá-los com uma nova dose de receitas do livro que acompanha a série televisiva com o mesmo nome, "Ingrediente Secreto". E que é lançado aqui n' A Vida Portuguesa com pompa, circunstância e um cabaz especialmente concebido pelo chefe com a ajuda da Catarina Portas.
Tão certo como o Verão ser quente ou os gelados deliciosos, as praias portuguesas do início de século passado vestiam as suas (digníssimas) barracas de praia com este elegante tecido de riscas brancas e azuis.
Também já as há verdes, vermelhas ou amarelas, mas o original, a lona a toda a prova, adequa-se hoje a novas utilizações.
Cadeiras (de praia ou realizador), almofadas, pufs, sacos, estojos, aventais ou artigos essenciais para piquenique (disponíveis na loja online). Perfeitos para a praia, o campo, o jardim ou a cidade. Porque o charme, esse, é o mesmo de sempre.
"LISBOA INTEMPORAL. Famosa pelo seu carácter pitoresco e pelas vistas panorâmicas das suas colinas, Lisboa contrapõe uma modernidade exuberante à nostalgia do passado. Ou será só deliciosamente decadente?
"Nascidos em 1907, em Vila do Conde, e registados em 1936, os artefactos que acompanharam a escrita e o desenho de várias gerações estão igualmente entre as lembranças de juventude de Júlio Magalhães.
"José Gourmet" é uma marca de conservas (e não só: azeite, vinagre, ginja, aguardente, compotas...) com atitude. Com uma aposta clara tanto na qualidade dos produtos como no charme cuidado da apresentação. Um projecto que ambiciona "um upgrade dos produtos portugueses, a pensar na inovação dos produtos tradicionais" e que promete "grandes surpresas".
"Folha espessa, capa dura, lombada em algodão. Se hoje a imersão nas novas tecnologias vulgarizou o uso do virtual em iPads e iPods, há não muito tempo os cadernos seriam, para escritores, pintores, actores e demais artistas, companheiros de todas as horas.
A loja do Chiado em destaque no guia de Lisboa do El País: "El recorrido continúa por A Vida Portuguesa (Rua Anchieta, 11; 00 351 213 46 50 73; www.avidaportuguesa.com), una tienda con cerámica tradicional, jabones y objetos del pasado."
À noite, nem todas as lojas são pardas. Nas novas vitrines da loja do Porto, o destaque vai para os Xaropes de Refresco (Groselha e Capilé), os artigos Lona (maravilhosas cadeiras e sacos de praia), "Os Bordallianos" (cinco das sete criações de designers . E Sanjo... Sanjo e mais Sanjo.
"Conservando as qualidades que fizeram a sua lenda, muito confortáveis, incrivelmente resistentes e giros que se farta, os ténis SANJO estão de volta, com a ambição de alcançar o mundo e correr com a concorrência, estrangeira inclusive. Porque não?"
Agora disponíveis, em todo o seu colorido, também na loja online.