sexta-feira, 8 de julho de 2011

Indispensável Viarco

"Nascidos em 1907, em Vila do Conde, e registados em 1936, os artefactos que acompanharam a escrita e o desenho de várias gerações estão igualmente entre as lembranças de juventude de Júlio Magalhães.

Orgulhosamente só no mercado interno, a Viarco é, ainda hoje, a única fabricante de lápis em Portugal, mas os seus voos comerciais já a levaram até França, Alemanha e a outros destinos de exportação.

É que nem só dos sempre prosaicos instrumentos de madeira e grafite se faz o lote de artigos da marca: aguarelas e pigmentos aguareláveis, em grafite e numa vasta gama de cores, assim como funcionais blocos de papel são alguns dos demais produtos, dirigidos tanto a doutos como a leigos artistas."

A palavra a Júlio Magalhães: "Descobri os lápis VIARCO há um ano ou dois, a partir daí fazem parte do meu imaginário, fazem parte da minha vida. São os lápis que eu usava quando andava na escola, ando sempre com um lápis VIARCO e é com esses lápis que eu normalmente tiro todas as notas para depois me sentar ao computador e escrever um livro. É um produto nacional que eu não dispenso. Não sei quem teve a ideia mas foi recuperado e era o que eu usava há 30 ou 40 anos quando andava na escola primária. Diário de Notícias, 7 de Julho de 2011

Sem comentários: