sexta-feira, 7 de junho de 2013

Santo António 2013



Santo António nasceu português, junto à Sé de Lisboa, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões. Em 1220 em Coimbra, fez-se frade franciscano, escolhendo o nome António. Rapidamente se fez notar pelo seu talento de pregador, partindo para Itália onde morreria em Pádua em 1231, após uma brilhante carreira como professor de Teologia.

Canonizado um ano após a sua morte, já no séc. XIII era patrono de mais de 40 igrejas em Portugal, tornando-se no séc. XVI o santo nacional português. Patrono dos bons casamentos e advogado dos objectos perdidos, este santo douto e bom é celebrado em Lisboa, a 13 de Junho, com arraiais e uma antiga procissão que atravessa o bairro de Alfama.

Característicos destas festas são os vasos de mangericos adornados com cravos de papel e quadras populares, e os tronos, pequenos altares votivos pelas ruas que pedem moedinhas, uma tradição que ficou do peditório para a reconstrução da sua igreja após o terramoto de 1755.

Na colecção de A VIDA PORTUGUESA pode encontrar uma caixa especial “Faça o seu trono de Santo António”, kit para montar um altar doméstico e celebrar esta festa antiga, citadina e graciosa.

Sem comentários: