quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sempre na moda

Mais um ano, mais uma edição Chiado na Moda. E mais uma vez A Vida Portuguesa se associa a esta iniciativa, com um balcão exterior no "Mercado da Moda" da Rua Anchieta, que estará em funcionamento entre amanhã (quinta-feira) e sábado e um horário alargado (das 10h00 às 22h00). O Chiado na Moda inclui ainda desfiles, conferências, exposições, tertúlias e arte na rua (música e dança), tudo organizado pela Junta de Freguesia dos Mártires. Para quem o importante é "dar a conhecer uma Lisboa renovada e moderna e assente na mais profunda tradição das ruas luminosas do Chiado".

Não é surpresa para ninguém a relação apaixonada que A Vida Portuguesa tem com este bairro. Aos nossos olhos, o Chiado nunca esteve fora de moda. Ou como explica Catarina Portas: "o Chiado é, desde há séculos, a zona comercial mais nobre e chic de Lisboa. Dizia num poema a Fernanda de Castro: o Chiado dos ourives, dos chás e dos livreiros. E o escritor Ramalho Ortigão chamou à Rua Garrett a ladeira vaidosa. Fernando Pessoa que nasceu aqui, diante do teatro de São Carlos, disse que o Chiado era a minha aldeia. Aqui estiveram sempre os melhores comerciantes da cidade, os mais audaciosos e os mais exaustivos. Cada uma destas lojas tinha uma personalidade. E acredito que o Chiado deva manter esse tipo de comércio especializado e original e não transformar-se apenas num centro comercial gigante ao ar livro repleto de lojas de cadeias internacionais ou nacionais todas iguais. A mistura destes dois tempos e mundos é imprescindível."

"O Chiado é perfeito, foi aqui que decidi logo começar a procurar. Procurava uma loja antiga, pois vendo produtos antigos portugueses. E esta é uma zona comercial antiga e espantosa onde foi possível encontrá-la. Procurava também um lugar acessível a um público muito misto e esta zona é perita nisso: tem as lojas de tradição belíssimas (a Luvaria Ulisses ou a Ourivesaria Aliança por exemplo) mas também as novas marcas, os cafés mais célebres da cidade, a Escola de Belas Artes, a Ópera (o Teatro de São Carlos), o Teatro São Luís, etc. O nosso objectivo era também ajudar a renovar esta zona, mas fazendo-o a partir de dentro uma loja antiga, com produtos antigos mas um novo olhar sobre eles e uma nova atitude comercial mais dinâmica."

"Abrimos em Novembro 2006. Quando chegámos a esta rua, ela era uma rua esquecida e adormecida. Desde então, abriu um restaurante (New Wok) e um café (Kaffehaus), um restaurante antigo deliciosamente decadente renovou-se (Belcanto). Uma loja com um conceito novo, cosméticos bio, inaugurou há pouco. E até a antiquíssima Livraria Bertrand decidiu transformar uma parte do seu armazém num outlet de livros, aberto às sextas e sábados. Decididamente, esta zona está a agitar-se e o Chiado está a alargar-se. Há mais mundo para além da Rua Garrett!" Imagens antigas digitalizadas a partir de "O Bilhete Postal Ilustrado e a História Urbana de Lisboa" de José Manuel da Silva Passos, Editora Caminho.

Sem comentários: