terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ervas para redescobrir

Tem que ser uma das mais perfeitas e deliciosas prendas que se pode oferecer este Natal. O livro de Maria Manuel Valagão, "Natureza, Gastronomia & Lazer" está cheio de dicas, receitas e conhecimento sobre as rervas que dão um toque especial a todo e qualquer prato. E ensina a plantar "plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares", numa altura em que se redescobre o pazer das pequenas hortas. Ou, como explica Miguel Esteves Cardoso...

"O livro não só revela a espantosa riqueza vegetal do nosso país como ensina a identificar, criar e cozinhar com cada planta. Longe de ser um compêndio científico, transborda de amor pelas nossas plantas, quase todas estupidamente esquecidas ou desconhecidas, lembrando-nos que elas existem e que são saborosas e que deveriam voltar a fazer parte da nossa cultura alimentar, alegrando-a e, deliciosamente, variando-a."

"Se o livro fosse apenas um inventário - sumarento e cientificamente apetrechado - de plantas e de receitas, já seria útil e apetitoso. Mas é muito mais do que isso: é um retrato apaixonado de Portugal, cuidadosamente pintado por quem o conhece e ama há muito tempo."

1 comentário:

Conceição disse...

onde diz: e conhecimento sobre as rervas -- deve ser ervas, não é?