terça-feira, 28 de maio de 2013

A Nova Mouraria



"Foi gueto de mouros, judeus, drogados, marialvas e prostitutas. Mas nos últimos dois anos tornou-se num dos bairros lisboetas que está na moda, onde já não falta quem lá queira investir em comércio ou comprar casa. o futuro da cidade passa por ali.

O QUE HÁ DE NOVO NA MOURARIA? Se ainda não conhece, este mapa dá uma ajuda. Além da requalificação urbana do bairro, nos últimos dois anos nasceram múltiplos novos empreendimentos a torná-lo mais apetecível. Saiba quais. (...)
A Vida Portuguesa. Abre em julho nos antigos armazéns da Viúva Lamego, com enfoque nos objetos para a casa, desde têxteis a loiças e horto.

TERRA DE OPORTUNIDADES. Catarina Portas, a ex-jornalista que levou a outro nível os produtos nacionais com as lojas A Vida Portuguesa, é visita habitual da Cozinha Comunitária da Mouraria. É lá que, à mesa com moradores e amigos do bairro, vai absorvendo a dinâmica da zona onde decidiu abrir a sua futura maior loja. "No Chiado os preços são proibitivos e este é um bairro de oportunidades. E assim todos podemos ajudar a cidade a melhorar." Nos seus planos está abrir vagas de trabalho para os moradores, num processo que muito provavelmente passará pelas mãos do gabinete +Emprego, que desde setembro do ano passado já ajudou cerca de 100 pessoas a ultrapassarem o flagelo do desemprego. Tal como Catarina Portas, são muitos os que discretamente vão investindo na Mouraria. Nos últimos dois anos, o bairro viu nascer lojas, restaurantes, ateliês e até hotéis com suites de luxo. (...)"

Paula Cosme Pinto
Expresso, 25 Maio 2013

Sem comentários: