quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quinhentos metros quadrados de casa



Na nova loja A Vida Portuguesa, no Largo do Intendente, em Lisboa, até há espaço para vender fogões de cozinha a lenha. Por Rosa Ruela texto e Marcos Borga fotos. Revista Visão, 3 de Outubro de 2013.

Com as suas paredes aqui e e ali cobertas de azulejos desirmanados, alguns saídos da imaginação de Almada Negreiros, os antigos armazéns da Fábrica Viúva Lamego já valiam uma visita, antes de Catarina Portas ali instalar a sua terceira loja. Mas, se é verdade que existem espíritos do lugar, como acredita a dona d' A Vida Portuguesa, o genius loci que mora nestes 500 metros quadrados recebeu bem as centenas de caixotes que, nos últimos dias, chegaram ao número 23 do Largo do Intendente.
Lá de dentro, viu saírem os sabonetes da Ach. Brito/Claus Porto e da saboaria Confiança, mais os cremes Nally e a pasta medicinal Couto, os lápis Viarco e os cadernos Emílio Braga, os brinquedos de lata, os pacotes de Farinha 33 e as faianças Bordallo Pinheiro. O rol completo não caberia aqui, mas cabe bem nos dois andares da nova loja e ainda sobra espaço para muitas novidades.
Ao fim de quase nove anos a recuperar do esquecimento nacional pequenos produtos, Catarina Portas fala numa evolução "natural e lógica" quando fala da sua nova "loja de casa". Agora, além de ter aumentado a mercearia e reservado várias prateleiras para vinhos, vende banheiras com pés, deliciosamente românticas, e fogões de cozinha a lenha, de ferro fundido, fabricados pela Companhia Industrial de Fundição (uma empresa criada em 1895). Mas há mais. Logo na entrada, num pequeno horto com ervas aromáticas, estão bancos de jardim e fontanários. E, no segundo andar, pode-se comprar roupa da Coelima para a casa e roupa de homem La Paz, uma marca retro do Porto.
Servem estas linhas apensa para abrir o apetite para um espaço recuperado delicadamente pelo arquiteto João Regal, sócio de Catarina Portas nos Quiosques de Refresco. E para deixar escrito que é obrigatório espreitar a "saleta ouro", e repetir as visitas, porque a loja vai continuar a encher até ao Natal.

A VIDA PORTUGUESA
Lg. do Intendente, 23, Lisboa
Tel. 21 197 4512
Seg-dom, 11h-20h

Também
... em Lisboa
R. Anchieta, 11 T. 21 346 5073
... no Porto
R. galeria de Paris, 20-1º
T. 22 202 2105
... e online
loja.avidaportuguesa.com/pt

Sem comentários: