sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Os lençóis em que nos deitamos


Pevidém. Pode não ser nome de terra que diga muito a muita gente mas foi ali que, em 1922, alguém se lembrou de instalar um tear manual que, com doses generosas de tempo e de algodão, haveria de se tornar numa das maiores e mais estupendas unidades fabris de toda a Europa. E ali, de um lugarejo perto de Guimarães, com os procedimentos manuais adaptados à era da tecnologia e da informática, se envia, hoje em dia, com o selo Coelima, roupa de casa para um número cada vez maior de países por esse mundo fora. 




Porque a Coelima tem sabido fazer a cama onde se deita, com uma aposta clara na qualidade, mas também com a preocupação de aliar a estética à funcionalidade, e a produção fabril ao respeito pelo meio ambiente. E, por último mas sem ser de somenos, em aliar a modernidade à tradição. Como se viu quando, a pretexto dos 90 anos de existência da marca, criou uma edição comemorativa que combinou o tradicional "casca de ovo" com o romantismo do Bordado de Guimarães sobre linho. Para isso, tratou de chamar artesãs locais, certificadas como convém, que bordaram primorosos exemplares únicos e irrepetíveis, numerados e autenticados comme il faut. 




Já a roupa de banho é produzida "com fio 100% Algodão Penteado de forma a garantir maior suavidade e superior absorção". E a marca continua a apostar em técnicas inovadoras: um dos seus jogos de cama emprega, para além do algodão, outra metade de "Modal, uma fibra produzida a partir da celulose extraída das árvores de Faia, exclusivamente provenientes de florestas europeias certificadas, que garantem a sustentabilidade dos ecossistemas envolventes". E nas toalhas de mesa, aplica-se um acabamento especial, o Teflon Advanced Dual Action, que não só não deixa que os líquidos penetrem no tecido como facilita o desaparecimento das nódoas de comida. Porque, ao fim destes anos todos, a Coelima continua usar uma "arma poderosa que torna o útil belo e o belo indispensável". E um lema que não desbota: "boa noite todos os dias".

Sem comentários: