quarta-feira, 9 de julho de 2014

Intendente em festa

O Intendente assume-se cada vez mais como um bairro inteiro, onde as compras da tarde são intercaladas com um copo entre amigos. E onde antes de um concerto há sempre tanta escolha para jantar ou petiscar. Onde já quase não se passa um dia sem um lançamento de um livro, uma inauguração de uma exposição ou um pulsar do nervo criativo. Está tudo aqui, cada vez mais. Este mês, até dia 27 mais precisamente, o Intendente está em festa constante. E nós também. Acompanhe tudo, dia a dia, aqui.

"E quem era o Intendente?
Diogo Inácio de Pina Manique (1733-1805) foi o célebre intendente-geral da Polícia, no reinado de D. Maria I. O largo tomou o seu nome por causa do Palácio, que lhe pertenceu, situado entre as travessas do Maldonado e da Cruz."

"Se quisermos ser rigorosos, o Intendente é só um largo que se situa no bairro dos Anjos", diz à Visão Sete Marina Tavares Dias, jornalista, escritora e conhecida olisipógrafa. A questão é que as culturas urbanas não se regem pelos mesmos rigores do saber e, por isso, as mudanças no Largo do Intendente parecem estar a expandir-se para as ruas adjacentes. Também foi assim no Bairro Alto, nos anos 80 do século passado, já há quem diga. "Para que a mudança seja eficaz, tudo tem que funcionar em consonância", comenta João pedro Vale que, com Nuno Alexandre ferreira, foi responsável pela curadoria da exposição Intendente, patente no mês passado em vários bares das ruas do benformoso e Anjos. E Marta Silva, da direcção artística do largo Residências, acrescenta: "Ainda há muito trabalho por fazer, até porque, se foi dada muita atenção ao largo, sempre fomos sensíveis também ao que se encontra à sua volta." Por causa de tudo o que está a acontecer, o coletivo Bairro Intendente, recém-criado e composto por moradores e comerciantes, quer trazer mais pessoas ao BI durante o mês de Julho." Sandra Pinto, revista Visão.



 

Sem comentários: