quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Casa do Amor

"O projecto Amor cruzado da Casa dos Carvalhais desafiou 6 artistas ilustradores conjuntamente com 6 bordadeiras do concelho de Vila Verde para o cruzamento, intercâmbio e a realização de novas peças artísticas inspiradas na tradição antiga dos lenços dos namorados. 

A ideia original deste projecto surge da Casa dos Carvalhais – Casa de Campo com o intuito de promover e expandir a cultura e tradição local para um território mais amplo. Numa relação entre o rural e o urbano, entre o contemporâneo e as técnicas artesanais, conjugando o minucioso trabalho das bordadeiras e visão de vários artistas e ilustradores, tendo como resultado um cruzamento entre todas as influências para a produção de novas peças artísticas que surgem com uma nova identidade própria.

O colectivo de artistas foi selecionado pela Galeria Dama Aflita (Porto) com curadoria, orientação e participação dos ilustradores Júlio Dolbeth e Rui Victorino Santos. O conjunto de bordadeiras foi selecionado pela Aliança Artesanal de Vila Verde. As bordadeiras e artistas foram convidados para uma residência artística na Casa dos Carvalhais para o intercâmbio e produção artística. Do encontro surgiram 6 novos lenços de namorados Amor cruzado que nas exposições serão acompanhados de uma serigrafia realizada por cada artista. 

Exposições
A exposição dos lenços de namorados Amor cruzado será inaugurada no novo edifício da Aliança Artesanal - Centro de Dinamização Artesanal dia 31 de Janeiro onde permanecerá até dia 12 do mês de Fevereiro dentro do Programa Namorar Portugal no Mês do Romance em 2015, Vila Verde. De seguida será exposta no dia 14 de Fevereiro (dia dos namorados) na Loja A Vida Portuguesa – Intendente em Lisboa. No mês seguinte no dia 21 de Março será exposta na Galeria Dama Aflita no Porto. Finalmente no dia 6 de Junho de 2015 será exposta na capela de Santo António da Casa dos Carvalhais onde permanecerá durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2015."

Coordenação e ideia original: Casa dos Carvalhais - Oriz São Miguel, Vila Verde - www.casadoscarvalhais.com
Parcerias: Galeria Dama Aflita, Porto -
www.damaaflita.com, estúdio de serigrafia LAICA PRINT, Porto – www.laicaprint.com , Aliança Artesanal,  Vila Verde - www.aliancartesanal.pt, A Vida Portuguesa, Lisboa-  www.avidaportuguesa.com.
Parceiro Institucional e apoio financeiro: Município de Vila Verde -
www.cm-vilaverde.pt  
Apoio logístico: Restaurante Torres, Município de Vila Verde e Casa dos Carvalhais
Produção: Casa dos Carvalhais e Município de Vila Verde

Artistas
Célia Esteves
Ivo Hoogveld
Joana Estrela
Júlio Dolbeth
Lord Mantraste
Rui Vitorino Santos

Bordadeiras
Alice Augusto
Ceú Cunha - Teciborda
Cristina Lopes 
Conceição Pinheiro
Inês Mendes
Vera Cancela

Sem comentários: