terça-feira, 21 de abril de 2015

Preservar o que é diferente e autêntico


Quando estão demasiado à nossa frente, podemos deixar de ver as coisas incríveis que temos: Lisboa é uma cidade genuína, autêntica, que tem imensa personalidade, imenso carácter, que está no índice das cidades com a melhor qualidade de vida da revista Monocle. Os estrangeiros também nos têm ensinado a gostar das nossas próprias coisas. (…)
Quando nos procuram, os estrangeiros também procuram referências identitárias daquilo que nós somos. O turismo pode dar-nos uma oportunidade incrível de preservar a nossa diferença. Porque os turistas procuram isso, procuram aquilo que não têm, o que é diferente daquilo que conhecem, é uma oportunidade de ouro.
Eu fiz a loja para portugueses mas hoje em dia, e porque o turismo tem estado a aumentar, os turistas tornaram-se grandes clientes. E depois há sempre uma história por trás de cada produto e é isso que me apaixona, conhecer as fábricas, porque é possível contar a história de um país também pelos objectos de consumo, pelos produtos que as pessoas escolhem. E isso dá-nos informações relevantes sobre quem nós somos. E o que fazemos.”

Catarina Portas em entrevista ao programa In&Out da RTP.

Sem comentários: