terça-feira, 13 de março de 2012

Lojas à antiga

"Nos tempos que correm nem todos andam à procura dos mais recentes gadgets, do último grito da moda, ou mesmo de inovações de culinária. Bem pelo contrário, há uma fatia do público que procura um cheirinho a outros tempos em roupa vintage, livros antigos ou água de colónia dos cavalheiros de antigamente. E não é preciso irmos bisbilhotar os baús dos nossos avós ou passar horas na internet para encontrar pérolas: elas encontrem-se bem perto na baixa do Porto. O JUP foi visitar 3 lojas onde o tempo parece parar por um momento, para deixar o passado imiscuir-se no nosso presente.(...)

A afamada loja que começou em Lisboa abriu também portas no Porto, com vista para a Torre dos Clérigos. isto literalmente, pois a loja situa-se no segundo andar do que já foi a Fábrica e Armazém das Carmelitas, da qual resta uma porta com "Escritório" escrito numa placa e um edifício verdadeiramente magnífico, que parece intocado pelo tempo. Quando subimos as escadas é impossível deixar de admirar a arquitectura do espaço, mas é a variedade de produtos portugueses mais ou menos familiares aos nossos olhos e costumes que nos deixa incertos sobre por onde começar. A fazer jus ao nome, não poderíamos deixar de encontrar coisas que nos são tão queridas desde as sombrinhas de chocolate Regina aos lápis da Viarco, passando pelo pião de madeira ou a célebre Pasta Dentífrica Couto. Há de tudo: utensílios de cozinha, perfumaria, mercearia, papelaria... Para os estrangeiros que fazem imensas perguntas, há um livrinho à venda que explica o conceito da loja e alguns produtos mais famosos. O que esse livro não conta é que há algumas pessoas idosas que chegam a ficar comovidas. Talvez seja ao encontrarem o Restaurador Olex, de fórmula melhorada.

A Vida Portuguesa. Rua Galeria de Paris 20 - 1º

Texto de Vera Quintas JUP Março 2012

1 comentário:

MissLilly disse...

Totalmente. Felizmente o vintage e o antigo estao na moda, passo a passo com a modernidade. eu tenho estado interessada em descobrir recantos antigos e que muitas vezes passam despercebidos :)