quinta-feira, 5 de julho de 2012

O resto não é só paisagem


A "Vida no Campo" vai ser motivo de conversa para Catarina Portas e Alexandre Pomar, hoje, às 18h30 no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa. Cada um falará sobre cinco fotos seleccionadas do livro de Álvaro Domingues com o mesmo título. E depois será a vez de o geógrafo apresentar a obra "Missão Fotográfica Paisagem Transgénica". Considerem-se convidados!

Álvaro Domingues é um "observador que anda sempre de máquina em stand-by, apanhando o país de calças na mão, nas poses mais inesperadas, e legando, em cada obra que escreve, imagens que, por vezes, quase dispensariam palavras. Algumas são de fazer chorar, outras impelem-nos a rir, para disfarçar as lágrimas que lavariam este nosso "mau viver pelo abandono e despovoamento" de uma boa parte de Portugal." Abel Coentrão, ípsilon.

"Sem que se detenha em considerações estéticas ou em revisitar lugares-comuns sobre políticas de ordenamento, A Rua da Estrada do professor Álvaro Domingues é um retrato cru e fiel destas cordas de roupa onde tudo se pendura, suporte de um urbanismo que escorre pelas bermas do que, idealmente, se pretendia que fosse somente ligação entre urbanos contidos". Eduardo Andrade Gomes, vice-presidente da Estradas de Portugal, SA.

O making off de "A Rua da Estrada" pela realizadora Graça Castanheira. Para espreitar aqui.


Sem comentários: