domingo, 15 de março de 2015

De burra para sabonete

Cleópatra, Pompeia, Josefina. Todas elas mulheres que ficaram para a história e que não abdicavam do leite de burra para manter uma pele hidratada, jovem e saudável, séculos antes que o mundo ouvisse falar em cirurgia estética. Mas em que já se intuía que as componentes (vitaminas, proteínas e ácidos gordos) daquele leite fresco pudessem servir e encorajar a produção de colagénio (um anti-rugas natural que previne o envelhecimento, ao promover a ligação entre as células) na pele humana.
Entra em cena o “Burro de Miranda”, como é mais vulgarmente conhecida a raça asinina mirandesa, uma espécie autóctone portuguesa, da região transmontana do planalto mirandês. Uma raça que corria o risco de ter o mesmo destino que as três beldades do parágrafo anterior, de tão ameaçada pela extinção se encontrava. Um destino que a Tomelo CLEO Sabonetes com Leite de Burra também quer ajudar a evitar, utilizando o precioso leite destas burras nortenhas nos seus sabonetes naturais.
Que se podem encontrar nas variantes Amêndoa, Azeite, Lavanda, Mel, Lírio do Vale, Verbena e que, se tornam ainda esfoliantes, quando envolvidos em lã das ovelhas da região. Porque estes sabonetes também querem ser uma forma de contribuir para uma nova valorização de matérias-primas autóctones e para um crescimento económico sustentável, do concelho de Vimioso para o Mundo.

Sem comentários: