terça-feira, 8 de junho de 2010

Trono de Santo António

Santo António nasceu português, junto à Sé de Lisboa, em 1195, com o nome de Fernando Bulhão. Estudava em Coimbra quando se fez frade franciscano em 1220 e escolheu o nome António. Rapidamente se fez notar pelo seu talento de pregador, tendo partido para Itália onde viria a falecer em Pádua em 1231, após uma brilhante carreira como professor de Teologia. Canonizado um ano após a sua morte, já no séc. XIII era patrono de mais de 40 igrejas em Portugal, tornando-se no séc. XVI o santo nacional português.

A figura deste homem que foi douto e bom cedo foi apropriada pela piedade popular que viu no santo um amigo e protector, fazendo dele padroeiro casamenteiro e, mais curioso, pedindo-lhe auxílio para reaver os objectos perdidos. É celebrado particularmente em Lisboa, a 13 de Junho, com uma antiga procissão que atravessa o bairro de Alfama, mas também de forma menos sacra, com arraiais nas ruas da cidade, com o desfile das marchas populares dos vários bairros de Lisboa e, claro, com a montagem dos tronos de Santo António, e a oferta dos característicos manjericos enfeitados com cravos de papel e quadras populares. Como neste trono, um exclusivo da marca A Vida Portuguesa que é um "Kit para Montar um Altar Popular" com tudo o que precisa para lhe prestar tributo. Faça você mesmo, seja crente ou não, de forma colorida e afectuosa.

1 comentário:

Marina disse...

Desde já aproveito para dar os parabéns ao projecto que tão bem souberam por em prática! É bom ver reconhecido o valor e qualidade dos produtos portugueses.

Deixo também uma sugestão...

Decobri uns biscoitos de manteiga - Santo Antoninho - poduzidos artesanalmente na Madeira, na Fábrica de Santo António.
A fábrica nasceu em 1893 e ainda hoje usa as máquinas do século passado.
Supostamente, estes biscoitos fariam parte da tradição das festas dos Santos Populares. Pelo menos na Madeira devem ser.
Achei que poderia interessar à vossa loja comercializar os produtos desta fábrica! Sei que já vou muito em cima da hora no que diz respeito à celebração do dia de Sto. António. Mas creio que haveria também procura no resto do ano!
Para mais informações deixo este link que encontrei:
http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=618

Por agora, fico a dever uma visita ao vosso espaço físico!!!

Com os melhores cumprimentos,
Marina Mendes