"Quando metade da redacção da Time Out começou a tossir, Mariana correia de Barros lembrou-se da cura tradicional. Foi até à Amadora, conhecer a fábrica dos rebuçados peitorais portugueses."
E retomou a história a partir do ponto em que a conheciamos: quando o francês Dr. Bayard deu uma caixa de rebuçados, incluindo a receita dos mesmos, como forma de retribuir os favores (e a amizade) de Álvaro Matias durante os anos de refúgio em Lisboa.segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Do tacho até à fábrica
"Quando metade da redacção da Time Out começou a tossir, Mariana correia de Barros lembrou-se da cura tradicional. Foi até à Amadora, conhecer a fábrica dos rebuçados peitorais portugueses."
E retomou a história a partir do ponto em que a conheciamos: quando o francês Dr. Bayard deu uma caixa de rebuçados, incluindo a receita dos mesmos, como forma de retribuir os favores (e a amizade) de Álvaro Matias durante os anos de refúgio em Lisboa.quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
"Revivalismo renovador"
"O motivo é dar um novo alento não só à economia portuguesa ao apelar ao consumo de produtos portugueses mas também à auto-estima nacional.terça-feira, 25 de janeiro de 2011
O Salazar preferido dos portugueses
"Espátula, raspador, raspadeira, rapa-tudo, rapa-tachos. Por vários nomes responde esta pá, mas nenhum nos traz tantas memórias como "salazar". E esse leva-nos de volta a outros tempos de crise e escassez. segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Sangue Positivo
Na tarde de sábado (dia 22 de Janeiro) A Vida Portuguesa vai estar grudada ao televisor para se ver ao espelho. A reportagem da loja inclui entrevista a Catarina Portas. No programa A+ Portugal, dedicado ao empreendorismo nos negócios e aos portugueses "com sangue positivo". Na RTPN às 16h30.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Património vivo
O património vivo e imaterial das lojas da Baixa e Chiado em debate amanhã às 18h00 no Palácio do Beau Sejour (Estrada de Benfica 368, Lisboa). (...)sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
O verdadeiro almanaque
Sabia que "a água de Janeiro vale dinheiro"? Que este ano "haverá abundância de frutas"? Que "as mulheres (que nascem em 2011) terão peitos volumosos em corpos magros e esqueléticos"? Ou que "o ano de 2011 será dominado pela carestia; mas tenhamos fé e lutemos com determinação para reverter a situação"? Estas e outras pérolas da sabedoria popular no Borda d'Água 2011 (que já vai na edição número 82).
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Mantas com fartura
"Em Janeiro costuma estar um fio de rachar. Na impossibilidade de ficarmos em casa a assar junto ao aquecedor, pode tornear-se a questão. (...) Para os precavidos ou mais friorentos, há mantas com fartura nas lojas Teresa Alecrim, Paris em Lisboa ou A Vida Portuguesa." Update da revista Up, Janeiro 2011.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Imperdível Barcelos
"Portugal (é) imperdível. O nosso país propõe experiências únicas, irrepetíveis noutro ponto do mundo e que todos devíamos desfrutar antes de morrer. Descubra o Portugal imperdível e obrigatório." As provas são mais do que muitas, compiladas pela jornalista Joana Haderer na última edição da revista Gingko. segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
A Vida Portuense
"(...) No Porto o sol também brilha, e durante o dia, quando umas portas se fecham, outras abrem-se, à semelhança das da loja A Vida Portuguesa (Rua galerias de Paris) de Catarina Portas, onde se pode adquirir, ou simplesmente admirar e relembrar, produtos nacionais que conhecemos há décadas, ainda com as embalagens originais ou inspiradas nestas. (...)" Por Sara Raquel Silva,no último número da revista Voyeur do Grupo Lágrimas.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Difícil é escolher...
A receita do xarope de capilé vinha já no Cozinheiro Moderno, em 1780: frondes de avenca (ou a folhagem da planta capilária) e um toque de água de flor de laranjeira. E, no entanto, há muito tempo que ninguém o fazia a sério, com os ingredientes naturais (sem corantes artificiais nem conservantes) e seguindo as antigas receitas.quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Aguardente da Lourinhã
"O solo da Lourinhã esconde segredos bem guardados. Como os vestígios da era dos dinossauros ou as uvas que dão origem à única aguardente vínica portuguesa com região demarcada exclusiva. Muitos portugueses não o sabem, mas no mundo só há outros dois casos assim: os gigantes franceses Cognac e Armagnac." Excertos da belíssima reportagem de Luís Francisco, com fotografias de Miguel Manso, para a revista Pública de 4 de Abril 2010.
Dia de Reis
Último dia para viver o Natal no Chiado. Última hipótese para espreitar a mostra colectiva “Pop Up Natal no Chiado” e as obras de mais de duas dezenas de artistas, nacionais e estrangeiros. Última oportunidade para desfrutar das provas do espaço Vinhos de Lisboa (às 18h30 na antiga Pastelaria Marques). Para aprender com os especialistas, degustar vinhos desta região de características únicas e ficar a saber tudo sobre a explêndida Aguardente da Lourinhã.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
How to Spend It
O Financial Times rendeu-se aos encantos do Porto, "where the streets echo with vibrant culture and the footsteps of locals at play". E desta vossa loja. "(Bordalo) Pinheiro was famous for his andorinhas - ceramic swallows - and it is this emblem that another boutique, A Vida Portuguesa, has adopted. Opened here in late 2009 after its flagship met with massive success in Lisbon, it specialises in original Portuguese designs that have survived the test of time, from olive oils to charming tin animals. It also sells the wonderful hand-milled sopas of Claus Porto, in the same glorious retro packaging they've had since 1887." Por Mary Lussiana. A Vida Portuguesa, Rua Galeria de Paris 20, 1º andar.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Prolongamento da Vida
Ana Garcia Martins veio conhecer o segundo andar do número 13: "A Vida Portuguesa - igualmente conhecida por "a loja de Catarina Portas" - resolveu alargar os seus domínios. Agora, para além de ocupar o número 11 da Rua Anchieta, o espaço está também no segundo andar do número 13. Pelo estado decrépito do prédio ninguém diria, mas é mesmo verdade. Só tem de seguir as andorinhas coladas na parede e vai lá ter sem enganos. "Lisboetas nas notícias"
A revista "Wallpaper", referência mundial em design, moda e arte, dedicou o número de Janeiro aos talentos globais do futuro. E elegeu Catarina Portas como um deles.
Há mais ou menos um ano Catarina Portas era eleita pela revista Monocle como um dos 20 heróis globais que, segundo a revista, merecia um palco maior. Agora a Wallpaper acrescentou umas tábuas ao palco já grande onde a empresária tem brilhado. Importa dizer que a Wallpaper não é uma revista qualquer. E uma referência mundial em design, moda e arte e não elogia por elogiar. No número de Janeiro de 2011 decidiu olhar para as grandes tendências e talentos do futuro. E chamar empreendedora a Catarina Portas. segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Ano Novo, Agenda Nova
Hoje A Vida Portuguesa (tanto em Lisboa como no Porto) está ocupada a inventariar mas amanhã volta a abrir as portas (com o horário habitual, entre as 10h00 e as 20h00).
Subscrever:
Comentários (Atom)
