sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Difícil é escolher...

A receita do xarope de capilé vinha já no Cozinheiro Moderno, em 1780: frondes de avenca (ou a folhagem da planta capilária) e um toque de água de flor de laranjeira. E, no entanto, há muito tempo que ninguém o fazia a sério, com os ingredientes naturais (sem corantes artificiais nem conservantes) e seguindo as antigas receitas.

Catarina Portas (que a revista Wallpaper acaba de escolher como exemplo da geração do futuro) e João Regal recuperaram o capilé (e outros sabores caídos em desuso, como a orchata ou o leite perfumado) quando abriram os seus Quiosques de Refresco. Agora associaram-se à fábrica de Portalegre Sabores de Santa Clara (que faz os Rebuçados de Ovo) para lançar em garrafa os Xaropes de Groselha e Capilé. Os rótulos são da autoria do designer gráfico Ricardo Mealha a partir dos desenhos de Lapin, ilustrador francês a viver em Barcelona.

Na fábrica de Portalegre trabalha-se as bagas frescas da groselha (separadas à mão e cozidas num caldeirão) e as frondes de avenca para fazer os xaropes que devem depois ser misturados com água para se transformarem em refresco - cada garrafa de 700 ml permite preparar 25 copos de refresco, diluindo uma porção de xarope em oito de água. Ambos devem ser bebidos frescos, aconselhando-se a que o capilé seja servido com gelo e uma casca de limão. E a promessa é que esta é apenas "a dupla inaugural de outros sabores que se hão-de seguir".

Os Xaropes de Groselha (14,90 euros) e Capilé (10,90 euros) vendem-se nos Quiosques de Refresco do Largo de Camões, Príncipe Real e Praça das Flores, nas lojas A Vida Portuguesa de Lisboa e do Porto, no Delidelux em Lisboa e em diversas lojas gourmet. Alexandra Prado Coelho, revista Pública, 2 de Janeiro 2011.

3 comentários:

José María Souza Costa disse...

Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Isabel Marques disse...

comprei o xarope de groselha e é simplesmente delicioso!

Brancoprata disse...

Tenho que comprar o de groselha!! Sou fã!!