quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Instantes de vida irresistíveis"

"A Vida Portuguesa palpita em Lisboa, em pleno Chiado, em forma de loja. Abriu em Novembro de 2006 e pode-se dizer que é uma maravilhosa viagem ao passado, através dos muitos artigos genuínos e deliciosos! A loja era o antigo armazém da loja David e David (que vendia tecidos e cosméticos) que terá funcionado também como pequeno atelier de perfumaria. Os inúmeros frascos de vidro que ajudam a decorar a loja ainda estão cheios de pó de arroz. Como era um armazém, nunca passou por obras substanciais. Para a renovar, Catarina Portas preocupou-se sobretudo com duas coisas: iluminação e cera!

Como jornalista, comecei a fazer pesquisa para um livro sobre a vida quotidiana em Portugal no séc XX. Investiguei as marcas, fábricas e produtos antigos portugueses. Percebi então a quantidade de produtos que ainda existiam ainda com embalagens originais dos anos 20, 30, 40, 50, 60... Pareceu-me que esse design histórico do quotidiano, tão ingénuo e divertido, poderia ser uma vantagem no contexto actual, com o design tão valorizado. Pensei que era possível passar estes produtos esquecidos nas drogarias e mercearias para um outro mercado, o das lojas de design e de museus, contando a sua história e particularidades. E, graças a esse novo público, valorizar e ajudar a salvar a manufactura portuguesa. Funcionou.

Em Novembro de 2009, abriu a segunda loja "A Vida Portuguesa", num edifício na zona dos Clérigos, na Baixa do Porto. Subindo uma elegante escadaria interior, a loja ocupa mais de 300m2 que inclui todos os móveis de origem. Hoje, é também uma loja online, com montra para o mundo. De norte a sul de Portugal, os fornecedores são exclusivamente portugueses.

Começámos por bater à porta das fábricas mas também descobrimos, pelo caminho, pequenas empresas familiares e artesãos individuais que continuam a reflectir um saber fazer e uma forma de viver tipicamente nossos. Que importa preservar pois estes produtos são nossos, estes produtos somos nós. E são tantas as coisas que mais vale ir com tempo: loiça, cestos, mantas, tapetes feitos por uma senhora que tem o próprio rebanho, livros, cadernos, brinquedos, sabonetes, panos e toalhas, caixas bordadas, peças de filigrana, gessos, etiquetas, saquinhos com alfazema e muitas coisas mais... Instantes de vida, irresistíveis, para comprar e reviver!" Marta Lucena, Casas de Portugal, Abril/Maio 2011.

Sem comentários: