terça-feira, 9 de abril de 2013

Malhas Portuguesas



Tudo o que sempre quiseram saber sobre a história do tricot em Portugal mas nunca tiveram a quem perguntar. Da Idade Média até aos nossos dias, diferentes peças utilizando os mais diversos pontos, tradicionais do continente e ilhas. Os materiais e as técnicas, com vinte modelos de fácil execução auxiliada pelas ilustrações de Rita Cordeiro. De cachecóis as meias, tudo devidamente enquadrado pelo saber de experiência feito de Rosa Pomar.



Rosa Pomar nasceu numa família de artistas, estudou História e sempre se encontrou no sétimo céu a fazer pesquisa em museus e bibliotecas. Tornou-se mãe, começou a tricotar quando ainda não era moda e criou o avidamente seguido blogue "A Ervilha Cor de Rosa". Daí à abertura da "Retrosaria" foram umas poucas fiadas de agulha. Correu o país de norte a sul, preocupada com as técnicas que desaparecem com os artesãos que vão finando. E que reuniu finalmente nesta preciosidade de livro. "Malhas Portuguesas. História e Prática do Tricot em Portugal com 20 Modelos de Inspiração Tradicional", já n' A Vida Portuguesa.




"ROSA POMAR. O MANUAL DA DETECTIVE DE LÃS. “Malhas Portuguesas. História e Prática do Tricot em Portugal, com 20 Modelos de Inspiração Tradicional”, é um livro que podia bem ser um cancioneiro das malhas. Carolina Pelicano Falcão conversou com a autora, Rosa Pomar, e aventurou-se no tricot.

Podemos dizer que as histórias sempre interessaram a Rosa Pomar. Mas, se a aventura começou pela História, área em que se formou, o mundo depois desenrolou-se qual novelo de lã, e Rosa foi atrás. O seu novo livro é exemplo disso e resultado de três anos de pesquisa e de galgar Portugal de norte a sul, sem esquecer as ilhas. Nele estão reunidas três etapas fundamentais, que fazem com que seja muito mais que um manual didáctico de tricot." Carolina Pelicano Falcão, jornal i.

Sem comentários: