quarta-feira, 31 de julho de 2013

Azeite alentejano premiado

Do Monte Manantiz, em Moura, para o mundo, o editor fotográfico Gonçalo Rosa da Silva decidiu recuperar o olival familiar e criar um azeite de sabor intenso e frutado (com uma equilibrada mistura das variedades Galega, Cordovil e Verdeal), como forma de homenagear a avó Angélica ("a quem devo o gosto pelo campo e pelas tradições do Alentejo").

E o mundo não só se deliciou como o recompensou por estes dias com a atribuição do prémio de Prata na Competição Internacional de Azeite de Nova Iorque. Parabéns!



"Apesar de cosmopolita – estudou fotografia em Londres, viajou por todo o mundo, é hoje editor fotográfico da revista Visão -, nunca perdeu o “chamamento” da terra. E a ela volta, na paisagem alentejana de Moura, seja para reconstruir um monte ou passear pelas ruas da vila e voltar a ser o filho da terra, para uma época de caça ou um fim-de-semana entre amigos à volta da lareira.

Há tempos, falou-me com entusiasmo de terras herdadas onde noutros tempos a sua avó produzia azeite. Estudou, investigou, percebeu a lógica das variedades da oliveira que os antigos tinham estudado e plantado para que, na mistura final, o azeite conseguisse o sabor e a acidez desejadas. Azeitona galega, cordovil, verdeal, que proporção, que tempo de maturação? Sonhou então voltar a fazer azeite." Pedro Rolo Duarte, "Tenho um amigo que faz azeite."

Sem comentários: