sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Da "Melcata" para o mundo



Não só é um dos últimos refúgios do lince ibérico, mas na Serra da Malcata também há uma equipa de 15 pessoas, encabeçada por Rita e Frederico Horgan, que já foi agraciada com prémios e distinções várias, exporta de Penamacor para o mundo e traz até nós alguns dos mais distintos méis (sim, é assim mesmo, o plural de mel) nacionais. E se ninguém nega o portento de qualidades terapêuticas que é esta dádiva da colmeia, também importa destrinçar entre as potencialidades mais adequadas a cada mazela, consoante as propriedades das flores onde as laborosas abelhas vão buscar o pólen.


Sabia que o mel de urze faz maravilhas pela regeneração das células da pele?Como o de rosmaninho pode ser um aliado importante contra a insónia, o de eucalipto é particularmente eficaz a combater as infecções da garganta e a geleia real especialmente útil na prevenção do cancro da mama?

E se as crianças lá de casa têm tendência para a hiperactividade, experimente juntar ao copo de leite antes de deitar uma colherzinha de mel de laranjeira, famoso pelas propriedades calmantes e por combater os estados de ansiedade. Vai ver que toda a família agradece.

Para os indecisos sobre o mais agradável ao paladar ou os curiosos em saber mais sobre a temática, A Vida Portuguesa do Intendente e a Serramel organizam hoje, amanhã e domingo, entre as 16h00 e as 19h00, uma Prova de Mel, Doces e Tradicionais e Granolas, que também fará as delícias da família inteira. Apareça!

Sem comentários: