quarta-feira, 12 de maio de 2010

Salazar no MoMA

Inaugura amanhã, dia 13 de Maio, o “Destination Portugal” no MoMA de Nova Iorque. Entre os vários produtos que A Vida Portuguesa forneceu para esta ocasião está, imagine-se, o “Salazar”. O rapa tachos pode não ser um exclusivo português mas duvidamos que haja no mundo inteiro outro tão bem feito, com o seu cabo de madeira e a espátula de borracha macia.

Este utensílio culinário, cujo objectivo é evitar o desperdício, ganhou estatuto simbólico entre nós, baptizado popularmente com o nome do ditador. António de Oliveira Salazar, que governou o país durante 40 anos, apregoava a sua pobreza, chegando a afirmar que "um povo que tenha a coragem de ser pobre é um povo invencível". E enquanto a cartilha salazarista usava e abusava na sua propaganda de adjectivos como modesto, humilde, suficiente, singelo, remediado ou poupado, no dia-a-dia crescia o anedoctário popular inspirado pela sua lendária avareza.

O charme do nosso "Salazar" também não escapou às responsáveis pela loja do MoMA que, em Junho de 2009, passaram três horas no nosso espaço no Chiado. À saída, não pouparam nos elogios e agora alguns produtos A Vida Portuguesa estão na loja de Nova Iorque e até na loja MoMA de Tóquio.

Sem comentários: