quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Achados "arqueolójicos"

Porque nós também perdemos a cabeça a descobrir as antigas lojas de bairro, das pastelarias aos encadernadores, e porque muita da nossa estética foi beber inspiração às deliciosas drogarias de bairro, deleitamo-nos a acompanhar A Arqueolojista. "Um site dedicado às lojas-avós", onde "se descobrem sítios chiques que já vestiram janotas e madames mas também aqui se encontram as tascas para grandes patuscadas, tabernas para a boa da pândega, românticas floristas, cheirosas drogarias, curiosas tabacarias, luvarias, retrosarias, livrarias, leitarias e barbearias do tempo em que a Wikipédia era o Borda d’Água."

Só para abrir o apetite fomos buscar estas fotos de Maria Miguel Pereira (a jornalista, mentora e pau para toda a obra do projecto) tiradas na Tabacaria Mónica, a mesma onde Bordalo Pinheiro começou a espalhar andorinhas. E a livraria Bertrand que, para além de ser a mais antiga do mundo, nos serve sempre como ponto de referência a quem precisa de indicações sobre como chegar aqui. "Fica mesmo, mesmo ao virar da esquina".

1 comentário:

Mirna disse...

Sempre me chamou a atenção as tabacarias de idade, deve ser porque eles denotam muito elegante, e velho estilo é impressionante, só que em tabacarias
terá produtos de boa qualidade são algo agradável de se ver.