terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Páginas tantas

A nossa livraria pode ser limitada em espaço mas não abdica de se manter actualizada e selecta. Com boa vontade, arranja-se sempre mais um cantinho para as páginas novas que um ano novo traz. Não podiam faltar, por exemplo, os deliciosos Poemário e Culinário da Assírio & Alvim, que dão outro ânimo ao passar dos dias. E que se juntam a obras de hoje e sempre; clássicos e novidades, do livro prático ao poético, passando pelo fado, o humor, o cinema ou a fotografia.

Destaque aqui para os Cadernos I e II de "anotações fotográficas" de Daniel Blaufuks, com as suas imagens etéreas, singulares e notáveis. De retratos, mas desta vez da capital portuguesa, se faz Lisboa nos Passos de Fernando Pessoa, assinada pela grande amiga desta casa que é Marina Tavares Dias.

No romance histórico, recomenda-se o premiado As Luzes de Leonor, em que Maria Teresa Horta disseca o conflito entre razão e emoção na vida da marquesa de Alorna. Outra forte figura feminina portuguesa, a camponesa tornada ícone comunista Catarina Eufémia, inspirou João Tordo a escrever, com uma abordagem contemporânea, a Anatomia dos Mártires.

João Pedro George escolheu para si a tarefa de biografar uma das mais complexas e interessantes figuras do mundo editorial português, Luiz Pacheco, e escolheu para título uma boutade do próprio: Puta que os Pariu!. Já o realizador Miguel Gonçalves Mendes acompanhou quatro anos da vida, pessoal e profissional, de José Saramago. O resultado final foi o tocante documentário José e Pilar. Muito do material recolhido teve que ficar de fora mas foi agora vertido para livro, com o mesmo título.

Bordalo Pinheiro volta a estar representado não só nas prateleiras de cerâmica mas também nas da livraria com o deleite de indecência que é O Pauzinho do Património, um almanaque perpétuo escrito e ilustrado pelo mestre da loiça das Caldas. E outro título que volta a ser impresso é o romance Breviário das Más Inclinações, pondo em foco a escrita de cariz rural e sensual de José Riço Direitinho, um autor aclamado internacionalmente que merece ser (re)descoberto entre nós.

Sem comentários: