sexta-feira, 14 de março de 2014

Casa de Histórias


"A Vida Portuguesa está maior, mais moderna e agora também tem mobiliário, acessórios de casa, vinhos e muito mais. Portugalidade para dar e vender.

Texto de Maria Pais | Fotografias de Gerardo Santos/Global Imagens

A Vida Portuguesa dispensa apresentações, tendo-se, ela própria, tornado uma marca tradicional. A novidade está, sim, na nova loja, a terceira, situada desde novembro último no Largo do Intendente, em Lisboa. É também a maior de todas, quinhentos metros quadrados no total, e combina, de certa forma, partes das suas "irmãs" mais velhas, os tetos altos da loja do Porto e o cantinho acolhedor que é a do Chiado. Situado no edifício da antiga Fábrica Cerâmica Viúva Lamego, mantém o traçado e a decoração tradicional e prateleiras recheadas de produtos portugueses. Aos já clássicos juntam-se aqui, em exclusivo, marcas mais recentes. Portugal é agora relatado do passado ao presente e há um desejo de projetar o futuro, através da recriação de produtos originais em novas versões, como são exemplos os reinventados cadernos Emílio Braga.
À entrada, cruzado o grande portão de grades, abre-se portas para um pequeno pátio decorado com um banco de jardim e um fontanário (ambos para venda). Como se de uma verdadeira casa se tratasse, lá dentro, poderíamos falar de diferentes divisões. Uma cozinha com fogão a lenha, talheres e cutelaria, livros de receitas e úteis blocos para listas de compras. Em frente, a sala de jantar, com prateleiras outrora pertencentes a uma mercearia de Braga - a juntar aos armários de uma fábrica de Tomar e aos móveis de uma loja de aprestos para barcos de Setúbal, espalhados pela loja. De um lado, uma mão-cheia de produtos gastronómicos, das tradicionais conservas Tricana às inovadoras Miss Can. Do outro, uma selecção de bebidas portuguesa, em que a Groselha, o Capilé e a Ginginha Espinheira dividem o protagonismo com a selecção de vinhos. Como não poderia faltar, há uma casa de banho, com direito a banheira (também para venda), pasta medicinal Couto e colónia de lavanda Ach. Brito. Ainda no piso de baixo, no pequeno quarto de brinquedos, pode jogar-se ao pião ou fazer uma partida de minibasket. Ao canto, uma curiosa mala de viagem, onde cabe um adulto. Aberta, é uma pequena loja-viajante, uma mostra de produtos A Vida Portuguesa, prestes a ser transportada para diversos hotéis do país. No cimo das escadas, um quarto de dormir - com mantas alentejanas e cobertores de papa - e um de vestir, com roupas modernas La Paz e os clássicos ténis Sanjo. Mesmo ao lado, uma biblioteca, com literatura de Saramago, receitas de José Avillez, humor de Ricardo Araújo Pereira e dicas de Portugal Surf Guide. Por fim, uma zona de jardim, com vasos, regadores e as novas hortas caseiras Stufa e Gumelo.
Não é uma casa de bonecas, mas nela sentimo-nos como uma criança perdida entre recordações e novas descobertas. Uma casa cheia de histórias que, informalmente, narra os episódios de um país e de um povo. Contos e lendas são desvendados em cada produtos, em cada prateleira ou até mesmo nas paredes - decoradas com azulejos, vestígios da antiga fábrica. Descobre-se curiosidades como a origem dos ténis Sanjo, criados por uma empresa de chapelaria e batizados a partir de São João da Madeira. Ou a história por detrás dos rebuçados Dr. Bayard, que remonta à Primeira Guerra Mundial, quando um refugiado francês (Bayard), em jeito de agradecimentos pela ajuda de um marçano português lhe cedeu a fórmula secreta dos seus rebuçados peitorais. Nesta casa, há um mundo de histórias da vida portuguesa para descobrir.

A Vida Portuguesa
Largo do Intendente Pina Manique 23, Lisboa
Tel.: 211 974 512
De segunda a sábado, das 11h00 às 20h00
avidaportuguesa.com "

Sem comentários: