segunda-feira, 10 de março de 2014

Os sanjoaninos no Intendente


"Clássicos que o verdadeiro amante de ténis tem de ter

SANJO: Feitos em São João da Madeira, 100% nacionais, durante muitos anos - tantos quantos os do Estado Novo - os Sanjo foram os ténis de eleição dos portugueses. Produzida desde 1948 na Fábrica de Artefactos de Borracha da Empresa Industrial de Chapelaria, a marca passou maus tempos quando o país se abriu ao munco - e às importações - depois do 25 de Abril, até fechar e voltar a ser relançada em 2010.

"Comprámos a marca em hasta pública em 1997", conta um dos donos, Paulo Fernandes, "mas só dez anod depois começámos a pensar no relançamento ao ver outras marcas históricas como a Couto a regressarem". Como a fábrica original tinha sido destruída, foi preciso andar em sapatarias antigas à procura dos ténis ainda disponíveis para chegar ao modelo original com a sola de borracha vulcanizada e a parte de cima em lona. Hoje em dia, seja em versão bota ou sapato, os Sanjo têm cerca de 30 cores disponíveis e até são vendidos para fora, na loja online. À venda n' A Vida Portuguesa (Lg. do Intendente 23). Preço: 49,50€"


Fotografia © Sá Gouveia.
Em 1936, a Empresa Industrial de Chapelaria Lda, conceituada fábrica de chapeús, decidiu apostar no calçado desportivo, lançando as sapatilhas que baptizou Sanjo, contracção de São João da Madeira, terra de origem da marca.

Conservando as qualidades que fizeram a sua lenda, muito confortáveis, incrivelmente resistentes e giros que se farta, os ténis Sanjo estão de volta, com a ambição de alcançar o mundo e correr com a concorrência, estrangeira inclusive. Porque não?


Também disponíveis na nossa loja online.
 

Sem comentários: