quinta-feira, 20 de março de 2014

Nova vida para o Intendente


"Se nas outras lojas de A Vida Portuguesa já cabia muita da história da nossa produção nacional, na nova loja do Intendente cabe muito mais. O espaço com cerca de 500m2 tem também ele uma história para contar, pois foi ali que funcionou em tempos a fábrica de azulejos da Viúva Lamego. O projeto de Catarina Portas continua a ser uma montra para um número crescente de marcas tradicionais, e desta feita pretende também contribuir para que o Intendente se integre no circuito de compras da cidade de Lisboa.

Os vestígios da presença da Viúva Lamego por este espaço foram mantidos propositadamente, de forma a preservar o percurso histórico do local. O projeto de remodelação ficou a cargo do arquiteto João regal (sócio de Catarina Portas nos Quiosques de Refresco), que devolveu ao espaço a sua integridade de origem.

Os dois andares mostram-nos o que de melhor se continua a fazer em Portugal. No primeiro andar foram introduzidos novos produtos como os artigos de casa, ou os tradicionais fogões a lenha e banheiras de ferro. Há ainda espaço para uma extensa zona de mercearia e garrafeira, e um cantinho infantil. Chegamos ao andar de cima, por umas escadas ladeadas de azulejos, e encontramos mais algumas novidades como vestuário, calçado e uma ampla zona de livraria.

O mobiliário parece feito à medida, mas foi sendo encontrado em vários pontos do país, como os móveis que vieram de uma antiga mercearia em Braga, onde ainda se encontram autocolantes publicitários de outros tempos. Há uma nova vida no Intendente que merece ser visitada. A Vida Portuguesa cresceu e com ela Lisboa ganha mais um espaço onde a produção nacional é protagonista."

Attitude, Março/Abril 2014.

Sem comentários: