quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sabedoria sazonal

Sabia que Abril é o mês de plantar "espargos e morangueiros"? Bem como abóbora, batata, melão, melancia, cebola, pepino e tomate. Que é altura de "fazer os tratamentos contra o míldio e o oídio" na vinha? Que amanhã é o "Dia Internacional dos Monumentos" e dia 23 o "Dia Mundial do Livro". Muito para fazer, tanto para comemorar, antes mesmo de chegar a 25. Sabedoria prática, para o ano todo, por tuta e meia, aqui...

O DN não precisou de recorrer aos astros para lhe adivinhar a história. "Dirigida por Célia Cadete, a publicação vem de longe. Segundo Manuel Viegas Guerreiro e David Pinto Correia, professores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o primeiro escrito em português foi o Almanaque Perdurável (Séc. XIV). Antes do Verdadeiro Almanaque Borda d'Água, existiu O Velho Borda d'Água, pela Livraria Barateira."

Nos dias que correm, o velhinho almanaque da Editorial Minerva, até tem um blogue e adapta-se às ralações dos tempos modernos: "o almanaque do velho da cartola, meteorologista da época que pendurava a folha que traz debaixo do braço na margem do rio, com alfinetes ou molas, também se preocupa com o aquecimento global e as alterações climáticas." Afinal, o importante é ouvir o ritmo das estações.

Sem comentários: